
Durante o encontro, Taques frisou que a segurança não é responsabilidade apenas do Executivo Estadual e que o tema deve ser discutido em conjunto com governantes municipais e órgãos do Legislativo e Judiciário. Ele reconheceu que muita coisa ainda deve ser feita na segurança, que é uma das áreas prioritárias de sua gestão, e citou algumas ações que já foram realizadas no setor como o decreto que unificou o banco de dados das polícias e o que criou unidade entre os comandos regionais, estabelecendo uma atuação integrada das forças de segurança no Estado.
“Nós temos um projeto estratégico para ser realizado na área de segurança, que é um direito constitucional do cidadão. Tivemos a convocação de 1.082 efetivos para os órgãos da segurança, a aquisição de 1,2 mil novas pistolas e três mil coletes à prova de bala. Mas sabemos que o caminho é longo, ainda temos muito trabalho para fazer, um trabalho de repreensão, mas também de prevenção para um resultado eficaz ao longo do tempo”, disse Taques, por meio da assessoria.
Também participaram da audiência em Cuiabá os vereadores Cláudio Santos (DEM), Wollgran Araújo (DEM), Fernando Brandão (SD), Fernando Assunção (PSDB), Josi Palmasola (PP), os deputados estaduais Silvano Amaral (PMDB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Baiano Filho (PMDB) e José Carlos do Pátio (SD), que também é membro da Comissão de Segurança Pública na Assembleia Legislativa.
Conforme Só Notícias já informou, um homem foi baleado, ontem à noite, no Setor Industrial. Na segunda-feira, sete pessoas foram vítimas de tentativas de homicídio, sendo um adulto (24 anos) e os demais menores (um tem 13 anos). Dois estavam na rua Carlos Eduardo, no bairro Jardim São Paulo, quando passou uma moto preta e um dos ocupantes atirou e atingiu ambos. Pouco tempo depois, policiais militares foram informados sobre uma tentativa de chacina em um bar, localizado na rua 1, no bairro Jardim Boa Vista. Cinco jovens que estavam no local foram atingidos por tiros, socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital Regional.
Na madrugada de domingo, três pessoas foram baleadas por dois homens em uma motocicleta. Todas sobreviveram. Horas mais tarde, à noite, Lucas José da Costa, 19 anos, foi atingido por tiros e morreu, no bairro Jardim Conquista. Dois homens em uma moto preta são suspeitos de cometer o crime. Pouco depois, na rua Central, no Novo Jardim, outro jovem levou três tiros. Ele foi socorrido e está hospitalizado. O atirador também estaria com outra pessoa em uma moto.
Minutos depois, um homem alto, moreno, chegou baleado, na sede do Corpo de Bombeiros em busca de socorro e foi encaminhado ao hospital. Ele tinha ferimentos de tiros. Ainda não foi informado em qual bairro ocorreu o crime. Também no domingo, uma adolescente de 15 anos levou um tiro nas costas, no Santa Rita, em Sinop, e foi socorrida.
No sábado, o tenente coronel da Polícia Militar, Helton Wagner Martins, morreu após ser atingido por cinco tiros. Ele estava em sua residência, no bairro Jardim Maringá 2, quando adolescentes invadiram o local para roubar. Após descobrirem que ele era policial, um dos menores o executou. Em seguida, fugiram sem levar nenhum objeto, mas acabaram apreendidos, horas depois.
(Atualizada às 17h)


