PUBLICIDADE

Taques troca experiência com governador do RS para conter efeitos da crise

PUBLICIDADE

Os govenadores de Mato Grosso e Rio Grande do Sul, Pedro Taques e Ivo Sartori, respectivamente, trocaram experiências hoje, sobre as medidas adotadas em ambos estados para conter os efeitos da crise econômica nacional. Taques, que fez a visita de cortesia, avalia que as unidades federadas sentiram fortemente os efeitos  e por isso é preciso buscar experiências que estão dando certo. Sartori destacou o projeto de lei de responsabilidade fiscal estadual apresentado pelo Poder Executivo à Assembleia Gaúcha.

Para o governador mato-grossense a lei é um exemplo e também deve ser adotada por Mato Grosso. “Também mostramos o que estamos fazendo em Mato Grosso para ajudar o Brasil neste momento de crise. Conversamos sobre as dificuldades que os governos estaduais têm em manter a folha de pagamento em dia, o ajuste fiscal, que hoje é muito difícil pela falta de transferência de repasses da União. O momento é de crise, temos que cortar gastos e diminuir o custo da máquina do Estado”, disse, por meio de assessoria.

Sartori por sua vez, afirmou que as dificuldades e desafios não impedem que os governadores tenham atitude e olhem para frente. O governador gaúcho destacou que foram feitas mudanças em sua gestão, avalia que algumas delas foram amargas, mas defende que foram necessárias. “Sabemos as dificuldades e os desafios, mas temos que encontrar maneiras criativas e formas de proceder para que amanhã a gente possa reconstruir a história do nosso país”, comenta.

Agenda 2020
O governado Pedro Taques também participou, esta manhã, em Porto Alegre, de café com representantes da Agenda 2020. Em conversa com os voluntários que trabalham pelo desenvolvimento do estado gaúcho, ele defendeu a união de forças e troca de experiências como medidas que podem ajudar no desenvolvimento dos estados.

O presidente do Conselho Superior da Agenda 2020, Humberto César Busnello, destacou que mais de mil voluntários de todos os seguimentos da sociedade contribuem com ideias que tem por objetivo transformar o Rio Grande do Sul no melhor estado para se viver e trabalhar no país. “Por isso temos um planejamento estratégico que ataca todas as áreas. O que nós buscamos é aprendizado com pessoas, políticos e com executivos que fizeram diferenças em seus estados. A vinda do governador Pedro Taques a este evento proporciona exatamente isso, a troca de experiência e seus ensinamentos maravilhosos quanto ao que fazer em um estado semelhante ao Rio Grande do Sul em sua cultura política, sua cultura agrícola principalmente e num processo de transformação. Considero que foi o melhor café da manhã que tivemos até agora”, avaliou. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministra diz que estudos de ferrovia bioceânica cortando MT ficam prontos em menos de 2 anos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, destacou...

Aprovado projeto de senadora de MT endurecendo penas para crimes sexuais contra vulneráveis

Durante a reunião desta quarta-feira, a Comissão de Constituição...

Ministro defende ferrovia Sinop-Miritituba mas diz que projeto dependerá de dinheiro público

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira...
PUBLICIDADE