O governador Pedro Taques (PDT) confirmou, há pouco, assim que chegou a Sinop, que o governo firmou novo contrato com o Hospital Santo Antônio para serem retomados atendimentos, em vários setores, pelo SUS. Houve interrupção por falta de contrato, mas esta manhã o secretário Marco Bertúlio e a diretoria se reuniram e fecharam novo acordo. Ainda não foram divulgados valores do contrato para prestação dos serviços, mas Taques mandou a equipe agilizar solução após o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) interceder para que o impasse fosse solucionado.
O governo também resolveu a maior parte do problema dos salários atrasados de médicos que trabalham no Hospital Regional de Sinop. Taques deve inaugurar, amanhã, leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O primeiro compromisso do governador foi na sede da Embrapa Agrossilvipastoril onde firmou termo de cooperação técnica entre Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empaer e Embrapa visando ações para a agricultura familiar a serem realizadas no segundo semestre deste ano. "A próxima mudança do Estado é de trazer dignidade a 109 mil famílias que vivem da agricultura familiar", declarou, acrescentando que o Estado fará grande esforço para melhorar a vida das pessoas que vivem no campo. Uma das mudanças significativas é quanto à regularização fundiária e esse processo será agilizado com o fato do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) estar vinculado à Secretaria da Casa Civil após a reforma administrativa.
O governador também foi até a MT-220 (rodovia que liga Sinop a Juara) anunciar a recuperação de um trecho de 46 quilômetros de acesso a BR-163 e um pacote do programa Pró-Estradas. Ao todo, serão 52 obras em rodovias estaduais na região que já receberam autorizações do governo para iniciar os serviços. Deste total, 34 ordens de serviço são para obras de pavimentação, 16 para restauração duas para a construção de pontes. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).
No período da tarde, Taques participará de uma audiência pública na qual será discutido o novo modelo do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), no auditório do Ministério Público Estadual.
Já à noite, ele e comitiva vão visitar a Exponop, que começou ontem. Amanhã pela manhã, Taques vai ao hospital regional inaugurar leitos de UTI e em uma escola estadual, onde lançará o programa Transforma Educação, que será implementado em todo o Estado. A intenção do projeto visa melhorar a qualidade do ensino público de Mato Grosso, atualmente nas últimas colocações entre as unidades da federação, obedecendo o Plano Estadual de Educação.
Apenas no polo de Sinop, segundo o pedetista, serão investidos R$ 43,9 milhões nas escolas da região, que também receberá investimentos nas áreas de logística e saúde. O montante aplicado será usado para construção de novas escolas, salas de aula, quadras poliesportivas, laboratórios, aquisição de postos de transformação e reformas das unidades existentes. A ação abrange as cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia e Tapurah. O dinheiro a ser usado no programa é fruto de convênios firmados com os municípios e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Taques foi recepcionado pela diretoria da Associação dos Criadores do Norte do Mato Grosso (Acrinorte) e também pela vice-prefeita, Rosana Martinelli (PSB). Além de Leitão, o governador chegou acompanhado do deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM). O vice-governador Carlos Favaro e os secretários Jean Campos (Comunicação), Marco Bertúlio (Saúde) e Marcelo Duarte (Infraestrutura) fazem parte da comitiva. O prefeito Juarez Costa e secretários municipais da prefeitura não foram ao aeroporto recepcionar o governador. Os prefeitos de Matupá, Walter Miotto, de Claudia, João Batista, de Tapurah, Luiz Eicoff acompanham Taques.
(Atualizada às 15h08 – fotos: Só Notícias/Luiz Ornaghi)