O governador Pedro Taques (PSDB) inaugurou, agora há pouco, Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica construído pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e Instituto Mato-grossense do Algodão (ImaMT), em uma área de 130 hectares, às margens da BR-163. Além de pesquisas para aprimorar a qualidade do algodão cultivado em Mato Grosso, ele também qualificará mão de obra. Aproximadamente R$ 20 milhões foram investidos.
Taques destacou a qualificação da mão de obra. “É muito importante porque é um trabalho social, que vai qualificar, formar trabalhadores, nós precisamos aumentar a mão de obra em Mato Grosso. Os municípios vão ter mão de obra qualificada e este centro de tecnologia vai superar”, disse, ao citar a parceria com a Ampa para compra de uniformes dos estudantes.
O vice-governador Carlos Fávaro também enalteceu a importância do centro. “Mato Grosso já vive uma falta de mão de obra qualificada e com esse centro de treinamento vai dar o segundo passo para transformação do algodão, qualificando, treinando os nosso colaboradores e assim continuar sendo o principal produtor do Brasil”.
O posicionamento foi partilhado pelo presidente Tribunal de Justiça, Paulo Cunha. “Demonstra a pujança desse município, o empreendedorismo da sua população, sempre. Embora a crise esteja presente, o empreendedorismo do povo sorriesense é grande com certeza vai sobrepujar”, afirmou, ao também ressaltar a proximidade da justiça junto à sociedade.
O presidente da Ampa, Gustavo Picoli, também frisou a obra. “Esse centro de treinamentos é um divisor de águas no Norte de Mato Grosso. Aqui vamos treinar mão de obra, capacitar as pessoas para trabalharem no setor do agronegócio. Também estaremos difundindo novas tecnologias, aqui serão validadas várias, de interessa do produtor rural, de forma independente e tenho certeza que trará grandes frutos para toda região”.
Taques chegou por volta das 10h30, no aeroporto, e conheceu as instalações acompanhados de autoridades, aprovando a estrutura. A tarde, estava prevista reunião com grupo empresarial que pretende implantar mais uma planta para esmagar 3 mil toneladas de soja por dia e produzir 290 mil litros/dia de biodiesel. A projeção é investir R$ 300 milhões em 2016, com obtenção de determinados incentivos fiscais.
No início da noite, ele também vai fazer palestra para acadêmicos, advogados, promotores e juízes, na VII Semana Jurídica, organizada por uma faculdade. Ele falará sobre o 'marco constitucional na transformação do atual cidadão brasileiro'. O presidente do Tribunal de Justiça, também fará palestra e a desembargadora Clarice Claudino da Slva é uma das debatedoras. O secretário de adjunto de Segurança, Favio Galindo, a secretária de Meio Ambiente, Ana Peterline, o procurador geral do Ministério Público, Paulo Prado, também participam do evento para tratar do marco legal da mediação – mitos e desafios, segurança pública cidadã, APF- autorização provisória de funcionamento de atividade rural.
O senador José Medeiros, os deputados Nilson Leitão, Victorio Galli, Dilmar Dal Bosco também estiveram na solenidade em Sorriso.
(fotos: Só Notícias – atualizada às 15h11)