PUBLICIDADE

Taques e Evo Morales discutem parcerias em encontro em Brasília

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) seguirá amanhã a Brasília para uma reunião com o presidente da Bolívia, Evo Morales. Três assuntos formam a pauta do encontro: os detalhes do asfaltamento de cerca de 300 quilômetros de uma estrada no país andino, o que fará com que Mato Grosso esteja conectado ao Oceano Pacífico, o contrato de fornecimento de gás para o Estado, que se encerra em 2019, e a implantação de um voo regular ligando o Aeroporto Internacional Marechal Rondon ao Aeroporto Internacional Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra.

Além do encontro com Taques, Evo participará de uma recepção organizada pelo Ministério das Relações Exteriores. Ele será recebido para um almoço com o presidente Michel Temer (PMDB), evento do qual Taques e outros governadores também deverão participar. Esta será a primeira vez que o governador encontra o chefe de estado do país andino no Brasil.

Apenas neste ano, Taques e representantes do governo boliviano se encontraram por duas vezes. Em maio, o tucano recebeu de Morales o compromisso de que o asfaltamento do trecho entre San Matias e San Ignácio seria tratado como prioridade. Um ano antes, o governador liderou uma comitiva que saiu de Cuiabá e chegou a Arequipa, no Peru, por via terrestre, de modo a tentar mobilizar as autoridades bolivianas a viabilizarem as obras.

Já a questão do gás pode resultar em uma sociedade entre a estatal boliviana petrolífera YPBF e a Companhia Mato-Grossense de Gás (MT Gás). O Estado defende um aumento no fornecimento de gás, um contrato firme e a garantia de que não haverá interrupções na entrega. Já com relação à rota internacional, falta apenas a liberação do governo boliviano, uma vez que a empresa Azul Linhas Aéreas aguarda essa liberação para operar voos diários entre Cuiabá e Santa Cruz de la Sierra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE