O candidato ao governo de Mato Grosso, senador Pedro Taques (PDT), reforçou, no final de semana, em Primavera do Leste, o compromisso de não desviar a finalidade de aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). O pedetista afirmou que o dinheiro recolhido com o imposto será utilizado apenas em estradas e habitação, conforme determina a lei de criação do Fundo.
Hoje, a atual administração desvia parte do dinheiro arrecadado com Fethab para outras finalidades, como custeio da máquina. Somente a Secopa recebe 30% do dinheiro arrecadado com o Fundo para investimento e manutenção da estrutura organizacional da instituição criada exclusivamente para cuidar das obras da Copa em Cuiabá e Várzea Grande. No ano passado, o fundo arrecadou R$ 900 milhões.
O Fethab foi criado no ano 2000, no governo Dante de Oliveira, e cobra taxas no transporte de toda produção agrícola e pecuária e tem como objetivo financiar o planejamento, execução e acompanhamento dos serviços nos setores de transporte e habitação do Estado. “Ano passado foram arrecadados R$ 900 milhões. No entanto, parte do dinheiro foi desviado, sendo repassado para a Conta Única do governo e também para a Secopa, uma estrutura desnecessária, pois outras secretarias do governo poderiam conduzir a obras e ações da Copa. Tenho o compromisso de investir o dinheiro desse fundo apenas em habitação e transporte”, afirmou
A informação é da assessoria.