sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Taques convoca coronéis da reserva para julgar Taborelli

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) publicou ato convocando 4 coronéis da reserva da Polícia Militar para voltarem ao serviço ativo e compor o Conselho Especial para julgar o ex-deputado estadual e coronel da PM Pery Taborelli da Silva Filho, acusado de peculato e violação do dever funcional com o fim de lucro, infrações supostamente cometidas enquanto exerceu a função de policial militar.

Farão parte do conselho os coronéis Denézio Pio da Silva, Ricardo de Almeida Gil e Joelson Sampaio, como membros titulares, e Elierson Metello de Siqueira, como suplente, conforme ato publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (3).

Eles terão a missão de julgar o processo que tramita na 11ª Vara Criminal Especializada – Justiça Militar, em que Taborelli é acusado pelo Ministério Público do Estado (MPE) de se utilizar de veículos da corporação e ter desviado militares da função para atender a um pedido pessoal, enquanto era comandante da Polícia Militar de Rosário Oeste (133 km de Cuiabá).

Ele é acusado de ter remanejado 3 policiais subordinados para trabalhar como “voluntários” na Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) a Casa do Saber, de sua propriedade. A irregularidade teria ocorrido em 2007.

A ação foi recebida pela Justiça em 2008. Figuravam como réus em crimes de prevaricação e inobservância de lei, regulamento ou instrução em relação aos soldados Éder Carlos da Silva, Maria José dos Santos, Wanderley José da Silva, Adalberto Reis Neto e Sandre de Oliveira Silva.

Porém, em 2013, foi reconhecida a extinção de punibilidade dos acusados por prescrição da conduta de cada um. Na esfera cível, Taborelli já recebeu condenação, sendo que já perdeu recursos junto ao Tribunal de Justiça. Agora o Estado avalia sua permanência, ou não, na corporação militar.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...
PUBLICIDADE