Política

Tangará: eleição indireta para escolha de prefeito e vice será dia 30

Será realizada no dia 30 de setembro a eleição indireta que escolherá os novos prefeito e vice de Tangará da Serra. Por já ter sido decorrido mais da metade do mandato, os vereadores é que vão decidir quem comandará o município até o final de 2012. A medida é amparada Constituição Federal.

Detalhes sobre a forma em que se dará a escolha, como o número de vereadores aptos a participar do pleito e se o atual presidente da câmara, Luiz Henrique Matias (PTB), terá o voto de desempate serão divulgados até sexta-feira (16). Enquanto isso, permanece como prefeito em exercício o presidente do legislativo municipal licenciado, Miguel Romanhuk (DEM).

Pela Constituição Federal de 1988, pode concorrer ao pleito qualquer pessoa que seja filiada a partido político, inclusive os próprios vereadores da atual legislatura.

A eleição foi determinada após a cassação do prefeito Júlio César Ladeia (PR), do vice José Jaconias da Silva (PT), além dos vereadores Celso Ferreira de Souza (DEM), Genilson Kezomae (PR), Haroldo Lima (DEM) e Paulo Porfírio (PR), por suposto envolvimento no desvio de verbas públicas, após a contratação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Idheas, responsável por oferecer serviços de saúde à população.