Política

Tangará é a 1ª entre as grandes de MT no Índice de Governança Municipal; Sinop é a 2ª

Sinop obteve a segunda melhor nota entre as 5 maiores cidades de Mato Grosso no Índice de Governança Municipal (IGM), realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA). As notas são baseadas em 3 aspectos – finanças, gestão e desempenho – obtidas através de bancos de dados municipais. A gestão da prefeita Rosana Martinelli obteve média 6,13. No quesito finanças de 6,87 e no quesito desempenho ficou com 4,80.

Já a prefeitura de Tangará da Serra (239 quilômetros de Cuiabá) obteve a melhor nota, 6,24 de uma escala de 0 a 10. O melhor quesito foram as finanças, com avaliação 6,78.

Cuiabá foi a terceira colocada entre os municípios com mais de 100 mil habitantes e produto interno bruto (PIB) per capita acima de R$ 28.636. A capital recebeu nota 6,10 no IGM, sendo melhor avaliada no quesito gestão, onde obteve 7,50.

O quarto lugar fica com Rondonópolis, com média 5,88 e a quinta colocação com Várzea Grande, com nota 5,33.

Lançado em 2016, o IGM avalia os municípios com dados que vão desde a saúde, educação até a aplicação dos recursos públicos, planejamento, transparência do Executivo, sempre utilizando os dados públicos disponíveis nos sites das prefeituras e também do IBGE e do DataSUS.

Só Notícias/Gazeta Digital (foto: arquivo/assessoria)