Os vereadores Fátima Bedin (DEM), Ovídio Neto (PMDB) e Ana Maria (PSD), de Tabaporã, se reuniram, hoje, com o presidente da câmara sinopense, Dalton Martini (PP), e pediram apoio para que o município passe a fazer parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde Teles Pires do Hospital Regional de Sorriso, formado por 15 muncípios da região Norte. Dalton vai conversar com o prefeito de Vera, Nilso Vígolo (PP), que preside a entidade, para que Tabaporã seja inserido. "Tenho acesso ao prefeito, que é do meu partido, e vou tentar agendar uma reunião para que os vereadores apresentem as necessidades de Tabaporã", afirmou Dalton.
Fátima, que é enfermeira, explicou que atualmente Tabaporã faz parte do Consórcio Intermunicipal Vale do Arinos, que atende os pacientes em Juara. O problema, segundo ela, é a falta de estrutura. "O nosso consórcio tem só três especialidades e a nossa necessidade é maior. Estamos esperançosos de que vamos conseguir", afirmou. O hospital em Sorriso tem número maior de especialidades em atendimentos pelo SUS. Os pacientes de Tabaporã devem fazer cerca de 450 km (ida e volta) para serem atendidos.
O Consórcio Teles Pires atende a pacientes de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivellato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera no Hospital Regional de Sorriso.
Nilso Vigolo viajou, ontem, a China, e deve retornar mês que vem.