O Ministério Público Estadual (MPE) está investigando uma suposta doação de 50 mil litros de óleo diesel a uma associação em Juara. O combustível teria sido doado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (sem partido), atualmente preso no Centro de Custódia da capital (CCP), acusado de chefiar um esquema criminoso para desviar recursos financeiros da Assembleia Legislativa.
O promotor Osvaldo Moleiro Neto, responsável pela instauração do inquérito, quer apurar se houve realmente a doação e, em caso positivo, qual teria sido a procedência da verba utilizada para aquisição. Riva também será notificado para informar se houve algum termo de doação e qual teria sido a finalidade/justificativa para entrega do combustível à entidade.
Há ainda suspeita que o óleo diesel tenha sido desviado da associação. Outras pessoas estão sendo investigadas. Uma cópia do inquérito policial que apurou o caso, instaurado após registro de boletim de ocorrência no Núcleo de Polícia Militar, deverá ser solicitada à Polícia Civil de Juara.
O prazo fixado para conclusão do inquérito é de um ano.