PUBLICIDADE

Substitutivo a projeto reduzindo verba Indenizatória de deputados em MT já tramita na Assembleia

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

Já tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso um substitutivo ao Projeto de Lei 72/2019, proposto por lideranças partidárias, para modificar completamente o projeto do deputado Ulysses Moraes (DC) que pretende reduzir em 50% o valor da Verba Indenizatória (VI) de R$ 65 mil pagas mensalmente aos parlamentares. A nova redação prevê o deputado pode renunciar parte ou toda a VI em qualquer época do ano.

O projeto original, de Ulysses, já tinha sido aprovado pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia, mas com o substitutivo praticamente deixa de existir e precisa de nova avaliação na comissão de mérito antes de ir a votação em plenário.

O substitutivo apresentado, e já lido em sessão, pouco altera a norma atual, que permite a renúncia de parte da VI, mas apenas no início do mandato. Agora a medida, se aprovada, poderá ser tomada em qualquer data.

“O presente substitutivo visa instituir aos membros dos órgãos do Poder Legislativo a possibilidade de, a qualquer tempo, renunciar a verba indenizatória, em sua totalidade ou em parte, de acordo com as necessidades de seu mandato parlamentar”, justificaram as lideranças partidárias no texto do projeto.
A matéria é tema de polêmica entre Ulysses e a presidente interina da Assembleia, Janaína Riva (MDB), que na semana passada protagonizaram discussões e troca de acusações mútuas públicas. O deputado disse que queria distância do sobrenome Riva e Janaína apresentou números crescentes do uso da VI por Ulysses.

Janaína é defensora da manutenção da VI em R$ 65 mil e disse, nas redes sociais, que não abre mão do benefício. Ela argumenta que parlamentares do interior têm despesas maiores para trabalhar nas bases.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE