PUBLICIDADE

Subsecretário do Tesouro diz que governo de Mato Grosso faz trabalho “brilhante” nas áreas fiscal e contábil

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do governo federal, Heriberto Henrique Vilela do Nascimento, reconheceu, hoje, em Cuiabá, que Mato Grosso se consolidou, nos últimos anos, como referência em gestão fiscal e contábil, mantendo a nota A na Capacidade de Pagamento (Capag) e no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal, ambos concedidos pelo Tesouro. “Mato Grosso tem feito um trabalho brilhante. A gente tem percebido na Secretaria do Tesouro Nacional a evolução da capacidade de pagamento e a evolução da contabilidade pública no contexto do Estado”, afirmou, na abertura da semana contábil e fiscal para Estados e municípios.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, diss eus eo resultado é fruto da responsabilidade fiscal adotada na gestão do governo Mauro Mendes, desde 2019. “Esse reconhecimento mostra que Mato Grosso está no caminho certo. Ele é resultado de uma gestão comprometida com a transparência, a responsabilidade e o equilíbrio das contas públicas. Mais do que indicadores, a nota A significa mais investimentos para o cidadão e desenvolvimento do nosso Estado”.

Mato Grosso mantém, por quatro anos consecutivos, a maior nota na avaliação da STN em relação à Capacidade de Pagamento, representando reconhecimento às boas práticas de transparência e à manutenção de contas públicas equilibradas do Estado, garantindo recursos para cumprir obrigações financeiras e realizar investimentos.

Além da Capag, o Governo do Estado também recebeu nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela STN com base nos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). A primeira avaliação com nota máxima foi em 2024, em relação aos dados de 2023.

A avaliação do Ranking Siconfi é realizada anualmente, tendo como base informações encaminhadas na Declaração de Contas Anuais (DCA), Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). A qualidade das informações fiscais contribui para a melhoria da governança pública, para o uso mais eficiente dos recursos públicos e para o fortalecimento da transparência no setor público.

Segundo Heriberto Nascimento, o ranking criado pela STN, em 2018, reconhece os entes federativos que se destacam na qualidade da informação contábil e fiscal, estimulando a melhoria das práticas de gestão. “A gente tem desenvolvido o ranking há alguns anos. O evento cresceu, é de grande repercussão e destaque em nível nacional, onde temos a oportunidade de reconhecer os profissionais e entes federativos que são destaque na contabilidade pública no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, no Siconfi, como Mato Grosso”, reforçou.

A informação é da secretaria estadual de Comunicação.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE