PUBLICIDADE

STF proíbe deputados de Mato Grosso de se afastarem por mais de 120 dias

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou trechos da Constituição de Mato Grosso que previa licença sem remuneração por até 180 dias para os deputados estaduais. Os ministros entenderam que a Constituição Federal estabelece que afastamento superior a 120 dias por motivos de interesse privado leva à perda do mandato de senadores e deputados federais.

No voto que conduziu o julgamento, o ministro Flávio Dino (relator) destacou que a Constituição Federal impõe aos estados a observância das mesmas regras aplicáveis aos membros do Poder Legislativo federal quanto às licenças e às hipóteses de perda do mandato. Assim, os estados não podem ter regras diferentes.

Segundo ele, a restrição do tempo de duração da licença para assuntos particulares tem o objetivo de impedir a alternância constante de cadeiras entre os titulares do mandato e seus respectivos suplentes. Para o ministro, esse cenário pode enfraquecer a representatividade democrática entre os eleitores e os parlamentares.

O STF fixou o entendimento de que o afastamento do deputado estadual por razões de interesse particular, superior a 120 dias, causa a perda do mandato eletivo.

Para garantir a segurança jurídica, já que a norma está vigente há vários anos, a decisão terá efeitos somente a partir da data da publicação da ata da sessão do julgamento. A ação foi ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Concluído lançamento de vigas para obras de complexo viário no Mato Grosso

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) informou,...

Avança projeto de deputado de MT que condiciona desapropriação para reforma agrária

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural...

Justiça aprova criação de nova zona eleitoral em Sinop

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...
PUBLICIDADE