PUBLICIDADE

STF condena mato-grossense por invasão em Brasília

PUBLICIDADE
Só Notícias/Gazeta Digital (foto: assessoria)

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por maioria, um morador de Mato Grosso a 2 anos e 5 meses de prisão por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, durante acampamento ilegal em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília. Ele foi considerado culpado pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime por animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais.

O julgamento ocorreu em sessão virtual de 6 de junho a 14 de junho deste ano. A decisão foi disponibilizada nessa quinta-feira. Votaram contra somente os ministros André Mendonça e Nunes Marques.

O início do cumprimento da pena foi posto em regime inicial semiaberto. Além da detenção, ainda foi condenado ao pagamento de R$ 5 milhões a título de danos morais coletivos, valor que deverá ser pago solidariamente entre os condenados, revertido ao fundo previsto na Lei da Ação Civil Pública (Lei nº 7.347/1985).

Conforme voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes, o acampamento possuía uma “complexa estrutura organizacional” com manifestantes “induzindo e instigando as Forças Armadas à tomada inconstitucional de poder, mediante uso da força e quebra da normalidade democrática” em um ato considerado de “propósito criminoso amplamente difundido e previamente conhecido”.

O réu foi preso no local e confessou sua participação, assim como outros 529 envolvidos que firmaram acordos de não persecução penal com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre motos deixa dois feridos em Sinop

O acidente envolvendo duas Honda Biz, uma preta e...

Carreta de etanol e dois carros se envolvem em acidente na BR-163 em Nova Mutum

A carreta-tanque (marca e modelos não-identificados) e dois veículos,...
PUBLICIDADE