quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

STF acata denúncia e senador Jayme Campos vira réu em ação por peculato

PUBLICIDADE

O Superior Tribunal de Federal (STF) acatou denúncia do Ministério Público Federal e instaurou inquérito contra o senador Jayme Campos (DEM) para apurar suposta prática de peculato (desvio ou apropriação de recursos públicos). A Procuradoria Regional da República da 1ª Região já havia se manifestado pelo recebimento da ação.

A denúncia do MPF aponta que o atual senador, quando governador de Mato Grosso, e outros investigados teriam desviado verbas da União, repassadas por convênio à Secretaria de Estado de Saúde, mediante a suposta aquisição de equipamentos e materiais superfaturados, com dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei. A secretaria encaminhou a proposta ao então governador, que homologou a dispensa de licitação em outubro de 1994. Os materiais foram adquiridos por R$ 323.232.

Para a Procuradoria, a dispensa de licitação homologada pelo então governador de Mato Grosso não se enquadrou nas hipóteses previstas em lei.

Em suas defesas preliminares, sustentam que ficou comprovada a situação de emergência a justificar a dispensa de licitação, bem assim que não há provas quanto ao superfaturamento dos produtos adquiridos.

Em nota divulgada à imprensa, o advogado Huendel Rolim, que representa Jayme Campos judicialmente, disse que vai apresentar recurso no próprio STF contra a abertura da ação penal, por entender que o tribunal “violou normas e princípios constitucionais”. Rolim informou que, no decorrer do processo contra o senador, apresentará provas de que ele “não possui nenhuma responsabilidade penal sobre os referidos fatos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE