Os vereadores de Sorriso estarão reunidos, neste domingo, para definir, juntamente com os assessores jurídicos, quem poderá compor a comissão formada para investigar se houve quebra de decoro parlamentar por parte dos vereadores Gerson Francio, Chagas Abrantes e Roseane Marques, que ficaram 4 dias presos. A comissão, anunciada na última terça-feira (21) após sessão secreta, será formada por três parlamentares. Em entrevista ao Só Notícias, o presidente do legislativo Luis Fabio Marchioro adiantou que a vereadora Marisa poderá fazer parte da comissão, mesmo com o nome citado em conversas gravadas. “A vereadora não parece em nenhuma gravação. Ela é apenas citada, então ela pode sim integrar a comissão”, declarou.
Marchioro afirmou ainda que os suplentes, empossados esta semana, também poderão compor a comissão, sendo que a única restrição é de que nenhum seja o presidente. “Algumas coisas já estão pré-estabelecidas em lei, como o presidente da casa não pode compor a comissão, mas ainda temos muitas dúvidas sobre quem pode e não pode participar da comissão de decoro parlamentar”.
Os vereadores estão com cópias do inquérito e denúncias feitas pelo Ministério Público que motivaram as prisões dos 3 vereadores e onde constam as acusações. A comissão vai analisar o conteúdo das gravações, denúnicas, ouvirá a defesa dos 3 vereadores e apresentará relatório pedindo punição (que pode ir até a cassação) ou absolvição.
Gerson Francio se licenciou por 60 dias e, Chagas, por 30. Não foi confirmado se Roseane pediu licença.