O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), firmou convênio esta semana com a prefeitura de Sorriso, autorizando o repasse de R$ 2 milhões para elaboração de projeto de irrigação no assentamento rural Jonas Pinheiro. Assinaram o documento na sede da Secretaria do Centro-Oeste, em Brasília, o secretário José Antonio Totó Parente e o prefeito Dilceu Rossato (PR). Pelos termos do convênio a prefeitura terá uma contrapartida de R$ 105 mil.
O projeto de irrigação para a produção de frutas e hortaliças irá beneficiar diretamente cerca de 220 famílias, abrangendo uma área de 1,3 mil hectares do assentamento rural, que ocupa uma área total de 3,2 mil hectares na região do rio Celeste, a 25 km da sede do município. O assentamento foi constituído há aproximadamente cinco anos.
Ao assinar o convênio o secretário Totó Parente afirmou que o ato significa o início do resgate de uma dívida do Ministério da Integração Nacional com o Centro-Oeste, já que a Constituição obriga o governo a investir na região 20% dos recursos do orçamento para o setor de irrigação. Ele informou que em 2008, por determinação do Ministro Geddel Vieira Lima, estará assegurada a totalidade destes recursos orçamentários para investimentos em irrigação no Centro-Oeste.
Para o prefeito Dilceu Rossato com a implantação do projeto de irrigação o município de Sorriso, vai deixar de ser importador de hortifrutigranjeiros, devendo inclusive, produzir excedentes para abastecer outras regiões do Estado de Mato Grosso.