PUBLICIDADE

Sorriso: projeto prevê divulgação de lista atualizada de medicamentos na internet

PUBLICIDADE

Foi aprovado com unanimidade de votos, em primeira votação, o projeto de lei que dispõe sobre a divulgação na página oficial da Prefeitura de Sorriso da relação atualizada de medicamentos existentes, bem como, o rol daqueles medicamentos em falta nos estoques da rede de saúde municipal. De autoria dos vereadores da bancada do PSB, Profª Marisa e Elias Maciel e dos republicanos Chagas Abrantes e Roseane Marques, o projeto visa amenizar os transtornos enfrentados por aqueles que têm que se deslocarem inúmeras vezes aos postos de saúde do município em busca de medicamentos.

Segundo Marisa, mesmo parecendo simples, o projeto é de grande importância, pois a população não tem acesso a lista dos medicamentos que estão disponíveis nos postos de saúde e quais estão em falta. "Quando se reuniu conosco, o secretário de Saúde garantiu que os medicamentos estavam sendo todos disponibilizados, mas fomos procurados esta semana por pessoas reclamando que tiveram de se deslocar a vários postos de saúde e não conseguiram adquirir os medicamentos que procuravam", explica.

Conforme especifica o projeto de lei, as informações disponibilizadas na página oficial da Prefeitura relacionarão os PSFs cadastrados no SUS, para consulta dos usuários ao estoque atualizado de cada unidade. "Com a inserção na internet, o paciente conhecerá a unidade de saúde que dispõe do medicamento que ele necessita", garante a vereadora.
O parlamentar Leocir Faccio (PDT) acrescentou que o projeto de lei deveria contemplar também a implantação de um sistema de controle dos medicamentos retirados. "Seria feito um cadastro do nome do paciente, nome do medicamento, data da retirada e a quantidade. Assim, evitaríamos do paciente pegar o mesmo remédio mais de uma vez".

Os vereadores da bancada de situação, Vanzella (DEM) e Paulo da Farmácia (PMDB), se mostraram favoráveis ao projeto, mas sugeriram emenda, para que sejam especificados somente os medicamentos da Farmácia Básica, que são de responsabilidade da saúde pública. Segundo os parlamenteres, a lista de medicamentos da Farmácia Básica de Sorriso abrange 90 itens, podendo chegar a 140 medicamentos ofertados gratuitamente a população mediante apresentação de receita médica.
Para o presidente da Casa, Hilton Polesello (PTB), existem outros medicamentos que o município pode oferecer e que devem estar disponíveis no sistema. "É inacreditável que uma cidade como Sorriso não possua um sistema informatizado único de saúde, para que as pessoas não precisem ir de posto em posto a procura de medicamentos", cobra Polesello.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRE valida plebiscito que autorizou criação de novo município no Nortão

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...
PUBLICIDADE