PUBLICIDADE

Sorriso: laboratórios reforçam negociação com ministério em resposta a tentativa de compra de 80 mil doses  

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: (Christiano Antonucci/assessoria/arquivo)

Três laboratórios brasileiros que produzem vacinas contra a Covid-19 responderam os ofícios encaminhados pela prefeitura municipal que buscava compra direta de 80 mil doses de imunizantes. Apesar de reconhecerem a importância das tentativas, todas as empresas reforçaram que nesse momento as negociações estão sendo feitas diretamente com o governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.

A Fundação Oswaldo Cruz, que produz a vacina AstraZeneca/Oxford, destacou que “entende e se alinha ao sentimento do município de Sorriso, que se preocupa com a saúde e o bem-estar da sua população, nesse ato buscando a imunização de todos”, porém “toda a produção da Fiocruz será integralmente destinada ao Ministério da Saúde”.

A Fiocruz ainda citou o plano nacional de imunização e sugeriu que a prefeitura de Sorriso encaminhe um ofício diretamente para o ministério “formalizando o legítimo pleito de imunização de sua população”.

Já a Janssen Farmacêutica, que faz parte do grupo norte-americano Johnson & Johnson, salientou que “desde o início da pandemia, a companhia tem mantido diálogo contínuo sobre sua vacina”, mas “neste momento, a negociação em curso para compra da vacina acontece em nível federal, junto ao Ministério da Saúde, para fortalecimento do Programa Nacional de Imunização (PNI)”.

A vacina é uma das mais procuradas do mundo e requer aplicação de dose única. A empresa ainda ponderou que fica “totalmente à disposição caso precise de mais informações sobre o tema e nos comprometemos a entrar em contato prontamente caso tenhamos alguma atualização”.

Já o Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, destacou que o ministério já firmou contrato com objetivo de adquirir 100 milhões de doses da vacina, e por isso “como ocorre com todas as vacinas pelo Butantan produzidas, as da Covid serão direcionadas ao PNI”, em consequência o governo Federal “enviará toda a produção das vacinas aos Estados e municípios”.

Por outro lado, o centro de pesquisa ressaltou que “ocorrendo alguma mudança na situação atual, entraremos em contato com os senhores” e parabenizou o município “pela preocupação e responsabilidade demonstradas”.

Caso as doses fossem adquiridas, seriam suficientes para imunizar cerca de 40 mil sorrisenses. Até agora, o município já recebeu, de acordo com o painel do ministério da Saúde, 4.077 vacinas. Atualmente, 2.221 pessoas já receberam a primeira dose e 1.133 a segunda, ou seja, 3.354 foram aplicadas ao todo.

Considerando que Sorriso tem população estimada em mais de 92,7 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 2,39% da população já foi imunizada. Só Notícias constatou que, com a compra de 80 mil doses e mais 40 mil vacinados, esse percentual subiria para aproximadamente 46%.

Sorriso registrou, desde o início da pandemia, 12.081 casos confirmados da doença. Destes, 11.085 já estão recuperados, 35 internados (10 em UTIs e 25 em enfermarias), 142 não resistiram às complicações e morreram e 819 estão em isolamento domiciliar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE