A secretária municipal de Saúde e Saneamento apresentou, ontem, em audiência pública o relatório do primeiro quadrimestre deste ano. A audiência foi, no Centro de Evento josé Ari Ried,i e contou a presença de 240 pessoas. Os dados apresentados apontaram que no período de janeiro a abril deste ano, o município investiu 27,41% do orçamento municipal em saúde, um valor de mais de R$ 17 milhões “hoje a legislação determina que cada município invista no mínimo 15% do orçamento e Sorriso investe 27.41%, um investimento expressivo de uma administração que tem a saúde como prioridade, isso mostra que estamos avançando e fazendo a saúde cada vez melhor”, ressaltou o secretário de saúde e saneamento Devanil Barbosa.
O secretário também pontuou sobre o alto índice de falta dos pacientes para consulta com especialistas que chega a 25,67%, a situação também acontece com os exames marcados, onde 18% dos pacientes regulados não comparecem para fazer o exame. “essa situação é delicada, pois tira a vaga de alguém que realmente precisa passar pelo especialista, algumas vezes esse especialista vem de outra cidade para atender e quando o paciente falta sem prévia comunicação, não conseguimos colocar outra pessoa para consultar e perdemos a vaga deste dia. Estamos analisando esses dados para montar uma Comissão Multiprofissional que irá analisar a situação do número de pacientes faltosos com a finalidade de diminuir esse percentual nos próximos dois relatórios”, explicou ele.
O relatório contabiliza ainda 45.984 atendimentos nas farmácias municipais ( Central, São Domingos e Primavera),um investimento de R$ 261.993,58 em medicamento só na atenção básica. A Atenção Primária e Saúde Bucal foram outros pontos de destaque na apresentação, onde gráfico mostra Sorriso com 100% de cobertura.
A informação é da assessoria.