PUBLICIDADE

Sorriso cria comitê para controlar gastos públicos

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Sorriso criou mais um instrumento para controle de gastos internos, principalmente no tocante ao consumo de energia, água, telefone e material de uso contínuo, o CGI – Comitê Gestor de Impacto. O objetivo é promover uma economia inteligente destes recursos que embora possa parecer pouco, na soma dos meses e dos anos de mandato da atual gestão podem representar uma quantia significativa que poderá ser melhor investida em obras ou serviços públicos.

O CGI nasce no momento em que a queda de arrecadação no município sugere um cuidado especial nos gastos públicos para evitar problemas, como a falta de recursos para obras ou serviços sociais prestados pelo poder público municipal. “Nós queremos otimizar cada centavo de recurso público. O que é melhor, utilizar estes recursos que serão economizados em mais obras e serviços ou no pagamento de gastos que poderiam ser racionalizados”, destacou o prefeito Chicão Bedin.

O prefeito lembrou também que a Prefeitura de Sorriso está buscando atuar de forma preventiva a queda de arrecadação que já está consolidada neste ano. “A queda de arrecadação é visível, principalmente por causa de duas fontes que geram nossa receita, o IPI que é um imposto federal que compõe o FPM – o Fundo de Participação dos Município, que caiu com a redução desse imposto, promovida pelo governo Federal para aquecer a economia. Por outro lado, no governo estadual houve também um recálculo do índice de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços), o que também trouxe queda de repasse para Sorriso. Diante desta realidade, tomamos estas medidas para evitar o corte no pessoal”, assegurou Bedin.

Ele deixou claro que a administração está trabalhando para a recuperação de receita. “Nossa equipe técnica está buscando a recuperação da receita. Conseguimos uma importante vitória que é a revisão do índice de ICMS para Sorriso. Isso vai aumentar os repasses do governo para nosso município. Infelizmente, porém, isso só vai refletir na receita do ano que vem. Portanto para evitar prejuízos a nossa população nos serviços prestados pela prefeitura tomamos as medidas que estamos anunciando hoje”, disse o prefeito.

Algumas medidas serão tomadas para a contenção de gastos na Prefeitura de Sorriso. Entre elas o desligamento das luzes de ambientes em que durante o dia sejam pouco necessárias; aparelhos de ar-condicionado só serão ligados após as 9h e serão desligados sempre 15 minutos antes do fim do expediente; material de uso contínuo como papel serão utilizados e reutilizados sempre que possível, como por exemplo, para rascunho; o uso das linhas telefônicas também será redimensionado, ou seja, racionado; redução das contas telefônicas.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE