PUBLICIDADE

Sorriso cria comissão para tentar conseguir ramal de ferrovia

PUBLICIDADE

A Câmara de Sorriso formou, hoje, uma comissão de trabalho para dar continuidade à busca da implantação de um ramal da Ferrovia da Integração Centro-Oeste no município. Formada por representes dos Poderes Executivo e Legislativo e membros de entidades de classe como Clube Amigos da Terra, Sindicato Rural, OAB, Aprosoja, Aces e CDL, a comissão chegou ao entendimento de que o ideal é que o centro da ferrovia fique entre os municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde. “Entendemos que o melhor local para o terminal é entre os dois municípios e estamos nos articulando para garantirmos, por direito, a implantação de um ramal em Sorriso”, disse o presidente da câmara, vereador Chagas Abrantes.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Cláudio Zancanaro, o estudo de viabilidade, que aponta como local estratégico para a implantação do ramal o Distrito de Primavera é bastante óbvio, pois a concentração da produção está entre Lucas e Sorriso. “Entendemos que não tem como mudar isso”.

De acordo com o secretário, logo após a apresentação do projeto que contempla um novo traçado, passando pelo município de Lucas do Rio Verde, a prefeitura de Sorriso encaminhou requerimento a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, para que se manifeste sobre os pontos determinantes para a mudança do traçado original. “Cobramos esclarecimentos sobre qual o projeto válido e estamos aguardando uma resposta por escrito”, disse.
O vereador Luis Fabio Marchioro (PDT), que esteve em Brasília há alguns dias, juntamente com os parlamentares Profª Marisa Netto (PSB) e Bruno Stellato (PDT), onde se reuniram com o presidente da Valec Engenharia e Construções, José Francisco das Neves e o diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot para discutir a permanência do traçado original da ferrovia, salienta a importância da mobilização da sociedade organizada e do respaldo das entidades. “Nosso objetivo é que Sorriso seja justiçado, porque é aqui o traçado da ferrovia e nós apenas queremos que seja mantido aquilo que já foi definido”, garantiu.

Segundo Chagas, a comissão está criando um cronograma de atividades e deverá nos próximos dias contactar os deputados estaduais Mauro Savi e Zé Domingos, para juntos buscarem apoio dos representantes em Brasília. “É lá que as decisões são tomadas e nós iremos em busca de representatividade política para que tenhamos um ramal aqui. Não temos nada contra a implantação da ferrovia em Lucas, mas não podemos permitir que Sorriso não tenha um terminal para embarcar a nossa produção”, concluiu.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Creche que atende 300 alunos será restaurada em Nova Mutum; R$ 1,4 milhão

A prefeitura fará, dia 18, concorrência pública para selecionar...

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...
PUBLICIDADE