PUBLICIDADE

Sorriso: Chicão confirma secretário como chefe do Samu

PUBLICIDADE

O prefeito Chicão Bedin nomeou o atual secretário de Saúde, Ednilson de Lima Oliveira, como coordenador geral do Samu – Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência. Apesar da unidade ainda não estar em funcionamento no município, o trâmite é considerado uma sequência natural do processo. Ednilson responderá pelo cargo por tempo indeterminado, acumulando ambas as funções. Também para o Samu designou-se Devanil Aparecido Barbosa como coordenador de enfermagem.

Ednilson explicou, ao Só Notícias, que o Samu deve entrar em operação juntamente com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A unidade hospitalar será utilizada para desafogar o fluxo de pacientes encaminhados ao Hospital Regional porque selecionará apenas os casos de maior gravidade para o HRS. No tocante a esta obra o município aguarda a transferência de recursos financeiros pelo Ministério da Saúde.

As parcelas serão distribuídas em pelo menos três etapas. A primeira corresponde a transferência de 10% do valor total estimado para a Upa. Na segunda, quando o município já tiver a planta da unidade aprovada devem ser direcionados outros 65% e, o restante, na sequência e mediante o cumprimento dos trâmites burocráticos.

Conforme Ednilson, estima-se investimento na ordem de R$ 1,5 milhão apenas para a Unidade de Pronto Atendimento sorrisense, já aprovada pelo Ministério da Saúde. Na UPA trabalharão aproximadamente 30 profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos e demais).
A conclusão da obra é prevista ainda para este primeiro semestre.

No tocante ao Samu, para o qual o secretário foi designado, serão duas ambulâncias para o atendimento de socorro à vítimas de diferentes situações. Uma delas básica, isto é, com motorista, socorrista e enfermeiro socorrista, e a outra avançada (UTI), com médico, enfermeiro, motorista.

A implantação do Samu deve consumir mais de R$ 110 mil, além do apoio mensal da União na forma de repasse.

Notícia anterior
Próxima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...

Juiz define medidas protetivas à Janaina Riva após denúncia de assédio

A Justiça de Mato Grosso reconheceu que os ataques...
PUBLICIDADE