A prefeitura de Sorriso fez, oficialmente, ontem, a cessão de uso de uma área para a empresa Águas de Sorriso, destinada para construção da Central de Tratamento de Esgoto, no bairro Benjamin Raiser, por parte da empresa concessionária de água e esgoto. A obra deve ficar pronta em 4 meses. O prefeito Chicão Bedin disse, ao Só Notícias, que no local existe capacidade para duas estações. A primeira terá também um laboratório de análises. “Com isso teremos a análise da água que será recolocada no meio ambiente. Assim, se precisar tratá-la novamente, será feito, sem causar danos a natureza. Temos até 2012 para que a cidade tenha todo o sistema de saneamento implantado”, declarou.
A área foi adquirida em 2009, pela prefeitura, por aproximadamente R$ 100 mil. A empresa deve investir cerca de R$ 1,6 milhão para a implantar a Estação de Tratamento de Esgoto que fará processo de tratamento inodoro e vai liberar a água com 95% de pureza depois de passar pelo tratamento, garantindo assim, o menor impacto ambiental possível no sistema hídrico do município, principalmente na bacia do Rio Lira, o único rio a passar pela área urbana de Sorriso.
A Águas de Sorriso já construiu cerca de 50 mil metros de esgoto na cidade, em diferentes pontos, e as obras continuam. “Esperamos somente a instalação da estação para serem utilizados. Hoje, recebemos em definitivo a área para a instalação da estação. Queremos fazer isso nos próximos quatro meses e até o final do ano queremos estar com a estação em operação”, destacou o gerente da unidade local da Águas de Sorriso, Eustáquio Paiva, através da assessoria.
A segunda estação, de mesmo modelo e capacidade ( para atender 10 mil habitantes) deve ser instalada em 2011, atendendo ao centro-norte, região em que começam as obras da rede de esgoto nos próximos dias.