PUBLICIDADE

Sorriso: câmara aprova mudança em lei para evitar que servidor aposentado ‘tenha que devolver dinheiro’

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A câmara aprovou, na 1ª sessão ordinária do ano, o Projeto de Lei Complementar 26/2018, com mudança na legislação que trata sobre o valor dos proventos concedidos aos servidores aposentados e cálculo para concessão do benefício, que eram feitos com o salário base da prefeitura municipal (cerca de R$1,5mil), agora não poderão ultrapassar o salário mínimo nacional de R$ 998.

A relatora do projeto, vereadora Silvana Faccio (PTB) detalhou que as alterações ocorreram devido as notificações do Tribunal de Contas de Mato Grosso sobre a ilegalidades na majoração dos benefícios de aposentadoria  concedidos pelo Previso (Previdência Municipal de Sorriso) e vedação de contagem de tempo de contribuição fictício. “Estamos votando esse projeto porque esgotamos todas as possibilidades, realizamos várias reuniões e não achamos saída. Essa adequação à lei se faz urgente e necessária porque, no entendimento do TCE, está irregular. Não é nossa intenção prejudicar o servidor que está se aposentando, porém, precisamos cumprir essa determinação do órgão fiscalizador da contas públicas”, disse, através da assessoria.

O líder de Governo, vereador Nereu Bresolin (DEM), também lamentou a alteração. “Precisamos cumprir a lei para evitarmos no futuro problemas ao Previso e ao servidor que se aposentar e ter que devolver dinheiro”, completou.

Em janeiro passado, em nova reunião com os vereadores e Sindicado dos Servidores Municipais (Sinsems), a diretoria do Previso informou que adotou atos administrativos conforme notificação do TCE e readequou os vencimentos dos servidores aposentados apontados pelo Tribunal como irregular, necessitando que a lei fosse adequada. O sindicato adiantou que entrou na justiça para garantir os direitos adquiridos dos funcionários aposentados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito define área para construir cerca de 150 casas em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) enviou aos vereadores, semana...

Prefeitos do Nortão vão tratar da inclusão em mapa brasileiro do turismo

O encontro regional de prefeitos e primeiras-damas será no...

Mauro Mendes diz que Jayme tem preferência na disputa ao governo com fusão União-PP

O governador Mauro Mendes afirmou que, pela sua trajetória...
PUBLICIDADE