segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Só Serra levaria disputa presidência para 2º turno com Lula

PUBLICIDADE

Mesmo com a crise atingindo o governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo o candidato favorito para as eleições do ano que vem. Somente o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), teria condições de levá-lo a um segundo turno, mostrou nesta terça-feira sondagem do Instituto Sensus encomendada pela CNT.

Se a disputa eleitoral fosse hoje, o presidente teria 37,1% dos votos, contra 19,1% do prefeito tucano. No segundo turno, Lula venceria seu principal concorrente com 46,3% , ante 32,7% para o tucano.

“Isso mostra claramente que, neste momento, o presidente Lula não tem adversário, está muito forte, mesmo com um cenário de segundo turno”, afirmou Clésio Andrade, vice-governador de Minas Gerais e presidente da Confederação Nacional do Transporte.

Nesta pesquisa estimulada, em que o entrevistado tem acesso a uma lista de seis possíveis candidatos, Lula permanece, com folga, à frente de seus outros adversários. Entraram na simulação o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB); o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (PFL); a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) e o professor Roberto Mangabeira Unger. Além de Serra, três outros políticos do PSDB – o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin – participaram, separadamente, dos diversos cenários eleitorais construídos.

Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistado apenas relata os nomes que lhe vêm à mente, a sondagem revelou que Lula teria 21,1% das intenções de voto e Serra, 4,5% . Fernando Henrique e Geraldo Alckmin não chegariam a 2%. A maior parcela dos entrevistados na resposta expontânea, 64,9%, mostrou-se indecisa ou disse optar por anular ou deixar seu voto em branco.

Rejeição e moralidade pública
Conhecido por quase todo o eleitorado brasileiro, segundo a pesquisa, Lula é o eventual candidato em 2006 com menor índice de rejeição. O ex-presidente FHC fica no extremo oposto, sendo o nome de maior rejeição entre os brasileiros.

Enquanto 30,8% dos entrevistados disseram não votar no atual presidente, 58,1% afirmaram rejeitar Fernando Henrique. “Quem tem até 35% desse indicador está dentro do jogo eleitoral. Quem tem mais, está fora”, observou Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Ele ponderou, porém, que esse percentual pode mudar à medida que as eleições se aproximam.

Em segundo lugar no ranking crescente de rejeição figura Alckmin, com 39,3%, seguido de Serra (42,4%), Aécio (42,5%), Maia (55,4%) e Garotinho (57,9%). Em um momento de seguidas denúncias de corrupção no governo, 32,2% dos entrevistados vê a “moralidade pública” como critério fundamental na hora de decidir seu voto

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE