A câmara de vereadores solicitou à prefeitura, hoje, providências urgentes para a melhoria das condições de trafegabilidade na avenida Oscar Niemeyer ( de acesso aos bairros Bougainvile, Jardim Tarumãs e demais) devido os transtornos enfrentados pela população em razão das obras em andamento no local, que no momento estão paralisadas devido às chuvas.
O presidente Remídio Kuntz (Republicanos) cobrou soluções. “Mais uma vez estamos aqui, foi feita uma reunião há 40 dias onde o vice (prefeito, Paulinho Abreu) ficou de mandar um projeto para a câmara ou ver a legalidade da secretaria de Obras vir aqui colocar as máquinas, estamos aguardando”, afirmou. Ele também declarou que o legislativo está à disposição “independentemente do horário, para analisar e votar qualquer projeto que venha a garantir o direito de ir e vir da população. O que não podemos aceitar é o descaso, com veículos atolando e pessoas se machucando por falta de providências básicas”, afirmou.
De acordo com o presidente, havia o entendimento de que seriam adotadas medidas como sinalização de trânsito, iluminação e, se necessário, a aplicação de cascalho para permitir a passagem segura de veículos e pedestres, o que ainda não foi efetivado. “É possível adotar soluções alternativas, como a interdição parcial da via, evitando que a população tenha que percorrer longos desvios. O fundamental é garantir condições mínimas de acesso e segurança”, acrescentou.
A obra de pavimentação é de responsabilidade do Grupo Sinop (antiga colonizadora) que, anteriormente, informou estar dentro do prazo de execução e 62% foram executados até o final do ano passado.
Outro lado
A prefeitura informou, em nota, que “acompanha de forma permanente a situação da Avenida Oscar Niemeyer, onde estão sendo executadas obras de drenagem e infraestrutura pela Colonizadora Sinop”, “não é realizada pelo poder público municipal”, ” esclarece, ainda, que não concorda com a abertura da via realizado de forma irregular por parte da população, uma vez que qualquer intervenção ou bloqueio deve seguir critérios técnicos, legais e de segurança. Por isso, o município sugere que a via permaneça fechada de maneira organizada e responsável, visando preservar vidas, a integridade da obra e evitar acidentes”, “houve, inicialmente, a intenção e a boa vontade da Prefeitura em buscar a abertura provisória da via. No entanto, as condições climáticas, o período chuvoso, o laudo técnico apresentado e a manifestação formal da Colonizadora Sinop manifestando que a eventual liberação temporária é uma alternativa inviável neste momento; A prefeitura reforça que existem limitações legais para intervenções diretas no local, por se tratar de obra privada, ainda que o município estude medidas futuras, inclusive Legislativas, para garantir melhor trafegabilidade quando tecnicamente possível”. Ainda segundo a prefeitura, “as obras de drenagem foram retomadas pela empresa responsável e seguirá acompanhando o andamento” e “sem promessas, mas com responsabilidade, o município continuará buscando soluções para minimizar os impactos à população, inda que saliente prezar por aguardar pela conclusão da obra, a fim de priorizar a segurança de todos pedirá, à Colonizadora Sinop, providências”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.



