Vereadores votam na próxima segunda-feira (9), na segunda sessão ordinária da câmara, uma moção de apelo ao governo do estado e Secretria de Meio Ambiente (Sema) para que gerenciem junto ao Ministério do Meio Ambiente a revogação da portaria que reconhece espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, e automaticamente proíbe a coleta, corte, transporte, armazenamento, manejo, beneficiamento e comercialização das mesmas, praticamente inviabilizando a atividade madeireira no Estado, em especial na região Norte.
De acordo com a moção, em Mato Grosso há um manejo florestal que visa a preservação das espécies, e o Ministério do Meio Ambiente expediu a referida portaria sem nenhum estudo prévio da região e sem sequer ouvir o setor, sendo que agora vários produtos que foram retirados com a autorização da Sema podem ser apreendidos.
Os parlamentares também vão apreciar uma moção de aplausos e 18 indicações. Durante a sessão serão apresentados os projetos que serão encaminhados para análise das comissões competentes. Entre eles está o que pede autorização para equiparar em 6,26% os salários dos profissionais do magistério.