O presidente da câmara, Ademir Debortoli (MDB), solicitou com urgência à secretaria de Obras que seja instalada sinalização horizontal e vertical (inclusive quebra-molas) nos cruzamentos da avenida Julio Campos com as ruas colonizador Ênio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho, que fica no entroncamento da BR-163, no cruzamento do viaduto. Ele alega que o local é extremamente movimentado porque também proporciona acesso a duas universidades – uma delas a UFMT.
O local ainda tem tráfego intenso de caminhões e carretas, por serem vias na lateral da rodovia, o que também aumenta os riscos de acidentes. “Diversos já foram registrados nessa localidade e os riscos de outros permanecem. Vários estudantes usam essa via diariamente, em horário de pico. Com a sinalização os motoristas são obrigados a reduzirem a velocidade e a prestarem mais atenção na via, o que contribui para a diminuição de acidentes e consequentemente aumenta a segurança no tráfego para esses jovens que passam por ali diariamente e para todos os usuários”, defende o vereador.
Para o engenheiro civil e de segurança do trabalho, Júlio Henrique Verdu Garcia, a sinalização de trânsito é uma importante ferramenta de comunicação, além de grande utilidade para a segurança das pessoas. “Existem vários tipos de placas de sinalização que são posicionadas de forma a limitar, advertir, orientar e organizar o trânsito, disciplinando tanto os pedestres quanto os condutores de veículos”, destaca Garcia, através da assessoria.
O vereador Tony Lennon (MDB) propôs a instalação de redutores de velocidade para resolver o problema num dos cruzamentos mais críticos de Sinop, o da avenida das Palmeiras com a rua das Orquídeas, onde, segundo ele, constantemente são registrados acidentes com mortes. Tony disse que, se não for optado por redutores de velocidade no local, poderia ser instalado um semáforo.