quarta-feira, 2/julho/2025
PUBLICIDADE

Sinop: vereadores aprovam alterações em lei de política ambiental

PUBLICIDADE

Foi aprovado, ontem à noite, na 16ª sessão ordinária da câmara, o projeto que altera artigos da lei 588, de 2000, e dispõem sobre a Política Ambiental de Sinop, que é o instrumento para a preservação, conservação e melhoria, não somente de recursos naturais, mas também de atividades socioeconômicas rurais e urbanas, buscando equilíbrio ambiental e conservando o ecossistema. As alterações são adaptações ás legislações federal e estadual, contemplando-a com adequações ocorridas ao longo de 10 anos. A principal linha defendida aplica-se ao processo administrativo para apurar infrações ambientais em nosso município.

As multas serão aplicadas em infrações como o corte de árvore não autorizado (800 URs), não substituir a árvore cortada sem autorização (300 URs), poda drástica não autorizada em árvore (300 URs), falta de abertura no passeio público – dois metros quadrados para plantio de árvores – (300), queimada de até 150 m2 em terreno urbano (1 por m2), queimada em área rural ou de expansão conforme o plano diretor do município (mil por hectare), terrenos urbanos sem manutenção adequada (0,50 por m2), dentre outras. A Unidade de Referência (UR) do município representa R$ 1,62.

Também poderão ser aplicadas multas que vão de leve (1 a 100 URs) à gravíssimas (acima de 1.001 URs). A pena poderá ser reduzida em 90% do seu valor se o infrator se comprometer em tomar as medidas efetivas necessárias para evitar a continuidade dos fatos que lhe deram origem. Porém, para isso, o responsável deverá assinar o termo de ajuste de conduta, na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Esse projeto passará pela segunda votação na próxima semana e poderá ter emendas. Durante a sessão também foram aprovados mais sete projetos, cinco emendas, uma moção de aplauso às assistentes sociais, uma moção de pesar à família de Eduardo Gomes, que morreu de dengue hemorrágica, semana passada, e 14 indicações.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de Mato Grosso anuncia criação de plano estratégico para inteligência artificial

Mato Grosso está se posicionando entre os estados pioneiros...

Avança projeto de deputado mato-grossense criminalizando posse de celular em presídios

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados...

Prefeito propõe reajuste de 11,93% no salário de professores em Alta Floresta

O prefeito Chico Gamba, acompanhado do vice-prefeito acompanhado de...

Pontes de madeira serão substituídas por galerias de concreto em Matupá

O prefeito Bruno Mena (União) vistoriou as obras que...
PUBLICIDADE