O Partido dos Trabalhadores de Sinop encaminhou nota, ao Só Notícias, criticando a decisão do vice-prefeito Aumeri Bampi e dos secretários petistas Antonio Tadeu Azevedo (Educação), Ozeas Veras (Cultura) de contratarem parentes para trabalharem na prefeitura. O presidente Idalino Reginatto critica a postura dos correligionários. “Sem sombra de dúvidas esta não é uma prática petista e sim das pessoas que estão trabalhando nestes setores, mesmo porque o partido nunca foi chamado ou consultado para ajudar a administrar da melhor forma possível a Educação e a Cultura e nem para opinar em relação aos cargos petistas nas duas pastas citadas. Foram pessoas de confiança dos secretarios indicados pelo partido e do vice prefeito, contrariando os estatutos do PT. Atribuimos, portanto, os méritos e ônus na condução dos trabalhos aos atuais secretários e ao vice. Como o prefeito é o dono dos cargos já foi alertado”, dispara o presidente do diretório municipal.
Idalino disse hoje, ao Só Notícias, que a executiva petista se reunirá para analisar as medidas que tomará em relação a Aumeri, Tadeu e Ozeas. Ele lembra que, por terem infringido o estatuto, podem ser desligados do partido. “Isso é possível e será uma decisão da maioria. Vamos marcar uma reunião, nos próximos dias, para tratar deste assunto. Até, porque, na secretaria de Educação a namorada do secretário ainda não foi exonerada”, acusa Idalino. “É possível até que o partido peça ao prefeito para substituir os dois secretários”, emendou.
Idalino Reginatto evitou atacar o prefeito Juarez Costa nos casos de nepotismo. “Quanto as demais denúncias feitas em relação a outras pastas, não devemos aqui, crucificar e nem denunciar ninguém, apenas o PT deve cobrar a bravura do prefeito Juarez Costa, demonstrada durante a campanha eleitoral para que a ética e a transparência defendidas, sejam colocadas em prática, pois todos nos queremos o melhor para o município”, afirma. “A direção do PT esperou que fosse chamada a colaborar com esta administração para poder dar a esta população aquilo que ela sonha e merece. Mas como não fomos solicitados, só temos a lamentar com tudo o que aconteceu.
O PT de Sinop pede desculpas a sua população, e se coloca a disposição e sempre alerta em favor da ética, transparência e a democracia”, finaliza.
Após as denúncias de nepotismo cruzado, foram exonerados 12 servidores na prefeitura e câmara indicados por secretários e vereadores com quem têm parentesco.
A esposa do vice-prefeito Aumeri Bampi, uma das principais lideranças do PT, a irmã do secretário de Cultura e um parente do secretário de Educação estão entre os exonerados.
(Atualizada às 09:42h)