Ainda está sendo elaborado pela administração municipal de Sinop o projeto de lei que institui incentivos fiscais com o objetivo de atrair novas empresas para o município. Só Notícias levantou, junto à assessoria, que o ante-projeto já foi encaminhado para os vereadores da bancada do prefeito, para análise mas muitos pontos ainda estão sendo definidos.
O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, decidiu criar o projeto para atrair mais empresas e aumentar a geração de empregos. Entre os incentivos que poderão ser oferecidos estão aterro, aluguel de barracão para iniciar as atividades, terreno, ligação de energia, dentre outros. Pela proposta da prefeitura, cada empresa solicita o auxílio à prefeitura e os projetos serão analisados e aprovados individualmente. A prioridade da prefeitura é atrair mais empresas e aumentar a geração de empregos.
O projeto começou a ser elaborado após a polêmica sobre a permuta de áreas para a criação do novo distrito industrial. Pelo projeto, a área em que seria implantado o DIC, de 913.646,40 m2, nos fundos do parque da Acrinorte, seria trocada por três áreas oferecidas pela Colonizadora Sinop, totalizam 725.190,22 m2. Mesmo perdendo 188 mil m2 na troca, compensariam os 164 mil metros2 que são de reserva florestal, córrego e nascente, na atual área, e não poderiam ser utilizados pela prefeitura, além de reduzir os custos de infra-estrutura, já que seriam necessários R$ 16 milhões na atual área.
Os vereadores reprovaram esse projeto e no final, a própria COlonizadora desistiu da doação, se sentindo ofendida pela polêmica causada. O objetivo da administração agora é buscar outras alternativas para que novas empresas possam se instalar em Sinop.