PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura se ampara em parecer do IBAM para cobrar taxa do lixo

PUBLICIDADE

O Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) encaminhou, hoje, o parecer da consulta realizada pela Prefeitura de Sinop quanto à legalidade da cobrança da taxa de coleta. De acordo com o parecer elaborado pela consultora técnica Priscila Souto e pelo consultor jurídico Marcos Alonso Neves, ambos do IBAM, a taxa é legal, uma vez que será cobrada pela prestação do item específico, com respaldo na Constituição e pelo serviço prestado.

O secretário municipal de Finanças e Orçamento, Silvano Amaral, afirma que “constitucionalmente a taxa é legal, exatamente por isso o projeto de lei complementar foi apresentado. Esse tipo de taxa é comum em todo o país. A forma como a cobrança será realizada poderá ser feita ainda pelo SAAES. O projeto tange a uma preocupação maior. A destinação adequada para o lixo produzido em Sinop e necessitamos fazer de maneira conjunta, população e poder público”.

Conforme Só Notícias já informou, o projeto para a prefeitura cobrar a taxa será votado amanhã pela câmara municipal. “A previsão é que seria feita por metro quadrado de área construída. A primeira tabela (serviço residencial), por exemplo, mostra que para as coletas de duas a três vezes por semana, em imóveis a partir de 90 metros quadrados, a taxa mensal seria de 5,9% de uma Unidade de Referência (UR), que vale atualmente R$ 1,83, o que representa R$ 10,79. Com quatro coletas ou mais, é 7%”.

(Atualizada às 15:38h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Obras do novo de hospital universitário entram em fase de acabamento em Mato Grosso

As obras do novo Hospital Universitário Júlio Müller estão...

Governador anuncia data de inauguração do maior hospital de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes confirmou para o dia 19...

Deputado de Mato Grosso recua e retira apoio à PEC da Reforma Administrativa

O deputado federal Coronel Assis (União Brasil) voltou atrás...
PUBLICIDADE