PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura modernizará rede de cadastro territorial e investirá R$ 8,4 milhões

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

A prefeitura definiu processo licitatório, dia 27, com foco na prestação de serviços de georreferenciamento, geotecnologias, geointeligência de dados e mais, para a implantação da rede de referência cadastral municipal e do sistema de informações geográficas, bem como a capacitação de equipe técnica municipal. Tendo como base o conceito de Cidade Inteligente (Smart City), serão promovidas ferramentas que viabilizem a modernização da gestão territorial e a fiscalização de imóveis públicos e privados, além de apoiar setores estratégicos e promover justiça fiscal. Os investimentos previstos são de R$ 8,4 milhões.

A prefeitura estipulou que, em 1º de junho do ano passado, Sinop atingiu a marca de 216 mil habitantes. Considerando o último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que indicava 197 mil pessoas, em 2022, houve crescimento de 10,4% ao longo de dois anos. Sinop é a quarta cidade mais populosa do Estado ( Cuiabá 1ª, Várzea Grande 2° e Rondonópolis 3°).

“Esse crescimento expressivo reforça a necessidade de uma gestão territorial moderna e eficiente, especialmente no que diz respeito ao cadastro imobiliário e ao planejamento urbano e rural”. “A presente contratação visa à implantação de uma solução”, “que contemple o georreferenciamento territorial, criação de cadastro técnico multifinalitário, aquisição de imagens por satélite e drone, implantação de sistema SIGWEB, desenvolvimento de aplicativo móvel para recadastramento imobiliário e estruturação do Observatório do Mercado Imobiliário (OMI)”, conforme o termo de referência do edital.

A prefeitura justifica que a ausência de um sistema geográfico integrado tem limitado a eficácia da gestão e a capacidade de planejamento. A atualização do cadastro imobiliário urbano, com base em técnicas consolidadas de engenharia e cartografia, permitirá maior controle sobre os imóveis, auxiliando na arrecadação tributária, atualização patrimonial e promoção da ordem fiscal e social. Também estão incluídas licenças de softwares capazes de realizar processamento fotogramétrico e geração de dados espaciais em 3D, fortalecendo ações de segurança pública, obras, assistência social, saúde, meio ambiente, agricultura e infraestrutura.

A abordagem unificada deverá garantir a operacionalização das atividades ao longo de 60 meses (5 anos) de vigência contratual.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério aprova remodelar contrato para duplicar 163 de Sinop a Guarantã do Norte

O ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes...

BR-163 de Itiquira a Sinop terá cobertura integral de internet 4G

Começou a ser implantado o sistema de conectividade 4G LTE,...

Carro capota em rodovia em Lucas do Rio Verde e homem morre

O acidente foi, há pouco, na MT-449 a cerca...
PUBLICIDADE