PUBLICIDADE

Sinop: prefeitura homenageia 34 famílias pioneiras

PUBLICIDADE

O prefeito Nilson Leitão homenageou hoje de manhã, 34 pioneiros do município, através da solenidade do plantio de mudas de árvores, na Avenida Júlio Campos e reuniu as primeiras famílias sinopenses, como é o caso de Tereza Scatambuli que veio do Paraná em 1973. “Sofremos muito com a falta de infra-estrutura, mas sabíamos que aqui teríamos um futuro melhor” declarou a pioneira. O mesmo aconteceu com Benedito Isaias, também paranaense, ele foi um dos primeiros comerciantes da cidade. “A minha lanchonete ficava próximo do local onde foi a primeira rodoviária, ali eu conheci pessoas de muitos estados, que buscavam nessa região dias melhores” contou ele.

Na oportunidade foram plantadas pelos próprios pioneiros 34 mudas de árvores da espécie mogno, simbolizando os anos de fundação do município. “Ao olhar para rosto de cada um de vocês eu tento imaginar o sofrimento que cada um passou desde o momento em que saíram de suas cidade, passando por essa br recém aberta e depois aqui chegando sem infra-estrutura, saúde e até escolas. Tudo o que existe aqui, foram vocês quem ajudaram a construir e a nós, só cabe fazer essa singela homenagem para perpetuar a história de vocês, pioneiros” afirmou o prefeito.

Foram homenageados ainda Paulo Faganello, Vanio Vicente Vieira, Jaime Perecin, Rosana Martinelli, Leonete Bonfiglio, Italvino Omizzolo, Clementina Rodrigues, Clemência Lima, Paulo Cardoso de Andrade, José Marques Perdigão, Aquilino Valmo Minetto, Arno Reinehr, Judite Scalabrini, Osvaldina Shguenoto, Olavio Reinehr, José Inácio Enzweiller, Norma Neideck, Eva Erondina do Amaral, Dirceu A. Fornazieri, Darci Santana, Claudino Jaeger, Mário Moura, Manoel Rafael de Andrade, Lori Adams, Geraldo Sales Pereira, Atílio Brioski, Maria Secchi, Waldemar Brandão, Dozolina M. Testa, José Joanucci, Miguel Serafin da Silva e Arnildo Schudiken.

Cada árvore foi identificada com uma placa contendo o nome de quem a plantou. O objetivo de acordo com Leitão é homenagear a todos os pioneiros no decorrer dos aniversários do município. “Nosso desejo é que essas famílias continuem sendo pais dessa terra” disse.

Para a família Enzweller o reconhecimento por parte do Pode Público é um orgulho. “Nos sentimos realizados, porque sabemos do quanto trabalhamos para ver essa cidade assim, reconhecida nacionalmente. Espero que essa atitude de homenagear os pioneiros continue e que cada vez mais árvores sejam plantadas e mais desbravadores sejam lembrados” afirmou Louvane Enzweller, filha de José Inácio.

O evento teve a participação dos alunos da Escola Municipal Lizamara Almeida e Basiliano do Carmo de Jesus, onde o aluno Wesley dos Santos cantou o Hino de Sinop e os demais alunos apresentaram uma peça teatral sobre o meio ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE