O prefeito Roberto Dorner esteve em audiência, ontem, com o desembargar Orlando Perri do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para firmar uma parceria para atendimento médico e odontológico dentro do Penitenciária Osvaldo Florentino Leite, “Ferrugem”. “Um pedido que o nosso desembargador fez e que concordamos, em fazer esse convênio, cedendo um médico e um dentista para o sistema prisional de Sinop. A justiça do Mato Grosso, junto com a prefeitura, temos que desenvolver esse trabalho, que ajuda os nossos munícipes em todas as situações”, disse o prefeito.
Para oferecer atendimentos na área da atenção primária em saúde, a proposta apresentada ao município é a adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. De acordo com o desembargador, a iniciativa surgiu a partir da inspeção na unidade. “Este convênio vai propiciar a vinda de recursos financeiros para que o município possa contratar pelo menos um médico e um odontólogo para assistência aos nossos reeducandos que também são munícipes desta maravilhosa cidade”, explicou Perri, através da assessoria.
O município já presta atendimentos às pessoas reclusas no presídio, entretanto, o serviço é prestado diretamente nas unidades de saúde, segundo a prefeitura. Com a implantação da parceria, os atendimentos médicos deverão ser realizados dentro do sistema prisional. “O que nós estamos propondo é que essa atenção se dê dentro do presídio até para que não continue estrangulando as nossas unidades do município, as UPAs, as policlínicas”, acrescentou Perri.
O convênio, quando em vigor, deve atender aproximadamente 1,6 mil pessoas privadas de liberdade.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.