PUBLICIDADE

Sinop: prefeito anuncia centro da Embrapa e defende fortalecimento regional

PUBLICIDADE

O prefeito Juarez Costa anunciou, agora há pouco, de forma oficial, a implantação do centro de pesquisas da Embrapa em Sinop, avaliado em R$ 12 milhões. A obra deve ser executada numa área já pertencente ao Governo Federal, localizada no Alto da Glória, com pouco mais de 130 hectares, vinculada ao extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC). Durante seu discurso, Juarez frisou que Sinop se tornará referência tecnológica para o país e contribuirá para o processo de desenvolvimento regional.

“É oficial, a Embrapa é de Sinop. A tecnologia não virá mais para cá, mas sairá daqui para o mundo”, comemorou. A autorização da diretoria executiva da empresa para criar um centro de pesquisas no municípo foi publicada em 3 de março, em resolução do Conselho de Administração da Embrapa.

Em 27 de março, o governo Blairo Maggi foi oficializado da decisão, por meio de comunicado emitido pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. Juarez voltou a frisar que o trabalho político de bastidores foi essencial para reverter a decisão da União. “Havia inclusive uma entrevista do ministro dizendo que a Embrapa já era de Sorriso. E, assim que encerrou a eleição começamos um trabalho em cima do governador e outros políticos do Estado para reverter o quadro”, destacou.

O prefeito disse que não foi prevista data para iniciar as obras do centro porque determinados trâmites precisam ser cumpridos. Entre eles, a definição do quadro diretor. No entanto, Juarez diz ter confirmação da própria empresa que os equipamentos para o centro, veículos, entre outros, estão adquiridos. “Em curto prazo cremos que começa a construção”, ponderou.

Segundo o prefeito, “Blairo Maggi foi a peça fundamental para mudar o destino da Embrapa”, ressalta. A luta pela construção da Embrapa iniciou ano passado e, além da classe política, envolveu entidades de classe como Sindusmad, Sindicato Rural e Acrinorte. Lideranças foram a Brasília e reuniram-se com a diretoria da Embrapa, juntamente com parlamentares federais, reivindicando o centro para Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE