Buscar informações para melhor elaborar o Plano Diretor de Sinop. Foi com este objetivo que, no início deste mês, a vereadora Sinéia Abreu (PSDB), esteve reunida com técnicos e o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jurandir Guatassara Boeira, do município de Maringá (PR).
Foram três dias de muitas reuniões. No dia 5, a vereadora se reuniu com técnicos da secretaria que prestaram vários esclarecimentos sobre o Plano Diretor de Maringá. Informações como desenvolvimento, pontos principais, caminhos a serem seguidos, enfim, fizeram uma ampla explanação sobre o que é preciso conter num Plano Diretor e como desenvolvê-lo para melhor atender as necessidades de um município e garantir desenvolvimento ordenado. Maringá é hoje uma das cidades mais bem planejadas do país.
No dia seguinte, Sinéia se reuniu com o secretário e falou sobre o Plano Diretor de Sinop, que está sendo elaborado. A vereadora mostrou a situação estrutural, social e econômica do município e de que forma estava sendo conduzido. “O secretário nos prestou informações muito importantes para a elaboração do nosso Plano Diretor”, disse. “Baseado nos dados que apresentamos, ele nos deu uma idéia de como devemos elaborar o nosso (Plano Diretor) para garantirmos uma qualidade melhor de desenvolvimento do município”, ressaltou a vereadora.
No dia 7, a parlamentar voltou a se reunir com os técnicos e definiram alguns pontos importantes para a elaboração do Plano Diretor de Sinop como: levantamento geral do município, diretrizes de desenvolvimento (físico territorial, vocação econômica), legislação (lei do plano, lei urbanística), plano de ação e investimentos (recursos disponíveis, ações e investimentos), zoneamento, loteamentos, obras, sistema viário, parcelamento de solo e muitos outros. “Todos esses pontos que foram levantados irão nos dar uma noção de como devemos elaborar o plano diretor baseado com a nossa realidade”, destacou. “É claro que a realidade da cidade de Maringá é diferente da nossa, mas temos que pensar em elaborar um plano quanto mais perfeito para que, no futuro, não venhamos a ter problemas que hoje afetam muitas cidade do país”, salientou. “Esses dados serão importantes para nos dar diretrizes para o plano diretor de sinop que já está sendo discutido com a sociedade”, observou.
O Plano Diretor de Sinop está vem sendo debatido desde agosto quando aconteceu a primeira reunião. Estão envolvidos nos trabalhos representantes da sociedade civil organizada como entidades, instituições, Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e outros. O plano Diretor define metas de ações para garantir melhor desenvolvimento urbano com menor impacto ambiental.