Uma reunião realizada entre a prefeitura, empresas provedoras de internet e telefonia fixa, bem como entidades comerciais representativas e a concessionária Energisa, para debater um plano de ação para despoluição visual da cidade provocado pelo desordenamento de fios e cabeamento de internet ligados aos postes de iluminação pública, definiu a criação de um plano de ação, que deve ser apresentado em 10 dias pela concessionária de energia. O encontrou ocorreu na última sexta-feira.
O vice-prefeito, Paulinho Abreu, esteve presidindo a reunião e comentou que o encontro foi positivo e algumas ações primárias foram definidas como forma emergencial para solução do problema. “A solução desse problema só se dará com a união de todos. Reunimos com as empresas de internet, Energisa, CDL, Associação Comercial, prefeitura com as secretarias, especialmente de Trânsito e Meio Ambiente, para debatermos esse assunto e criar condições que já foram definidas na reunião para que façamos uma limpeza geral, mutirão, nos próximos dias, além de várias outras alternativas de legislação que já existe no município”, esclareceu.
Representando a concessionária da rede elétrica, Danilo Rezende, coordenador regional comercial da empresa, se comprometeu – como a responsável pela organização e administração dos postes -, apresentar o plano em 10 dias. “Essa ação visa melhorar a visualização da cidade e, também, cuidar da segurança. Então a Energisa, em se tratando de limpeza de rede, falando de cabo de internet e de telefonia, ela corrobora com o município para promover uma cidade mais limpa e uma cabeação que seja na altura correta e que livre a população de um eventual acidente. É válido ressaltar que somente em 2025 a Energia já retirou 25 mil pontos de conexão irregulares no município, o que equivale cerca de 40 quilômetros de cabo”, explicou.
Dentre um dos pontos que devem ser inseridos no plano de ação é o disque denúncia, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sinop, Edmundo Costa Marques Neto. “Acreditamos que esse disk denúncia que vai ser formulado agora, pela prefeitura, os bairros poderão colaborar e denunciar, porque agora cada empresa de internet terá a identificação no seu cabo e, assim, quando houver rompimento de cabo, já saberão qual empresa é, já liga no disk denúncia e a empresa terá um prazo para regularizar, porque uma vida que a gente salvar, já será de um grande ganho”, explicou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.