O secretário de Governo, Mauri Rodrigues de Lima, é o novo secretário municipal de Saúde. Ele aceitou convite do prefeito Juarez Costa e vai administrar uma das principais pastas da prefeitura e que tem sido alvo, nos últimos dias, de várias críticas. Conforme Só Notícias antecipou, Mauri deixa a Secretaria de Governo -cargo que ocupava desde o ano passado- e o prefeito vai escolher novo titular.
Considerado “linha dura”, Mauri tem muitos desafios. A começar pelo funcionamento do Hospital Municipal de Sinop -que será gerido por uma OSS (Ogranização Social)- melhorar a estrutura do Pronto Atendimento e dos postos de saúde. Outro problema a ser solucionado -e apontando por Alberto Kinoshita- é em relação a alguns médicos e outros servidores que não estariam cumprindo carga horária contratada nos postos de saúde, deixando de atender pacientes. Mauri Rodrigues de Lima disse que fará, inicialmente, “raio X” na estrutura da saúde, com a intenção inicial de desafogar o Pronto Atendimento, agilizando os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Nosso foco, imediatamente, é o melhoramento de atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde)”, afirmou. Para ele, o PA “foge da função verdadeira de urgência e emergência e vira hospital. A partir do momento que tenha menos pessoas no PA, significa que nosso trabalho estaria dando certo, na ponta, que são as UBS”. Não está descartada a contração de mais funcionários. “Se necessário for, traremos ao prefeito, à Câmara de Vereadores, ao conselho, para que nós passamos resolver. Na verdade a população está aí, precisa ser atendida e vamos primeiro tirar uma radiografia rápida, não vai demorar, e esperamos que os servidores entendam a mudanças que podem acontecer”, explicou Mauri. Em relação ao apontamento do antigo secretário, sobre médicos chegarem tarde ao trabalho e saírem mais cedo, afirmou que se reunirá com os profissionais para discutir o assunto.
Pré-candidato à reeleição, Juarez quer diminuir os desgastes na Saúde e decidiu convidar o secretário Alberto Kinoshita, que havia pedido demissão na sexta-feira à noite, para ficar na secretaria. Ele reconsiderou a decisão e topou ser secretário adjunto. Ele comandará o setor técnico da secretaria, enquando Mauri fará a gestão e buscará solucionar os principais problemas. Juarez declarou que a permanência de Kinoshita é estratégica por ser conhecedor na área técnica. “Com certeza (permanência), ele é técnico e ajudará na busca de projetos, recursos em Cuiabá, Brasília. O secretario de Saúde não dá conta de tudo isso, de toda a demanda que nós temos. A permanência dele para nós é muito importante, porque vai trabalhar muito na área técnica”, disse o prefeito.
Governo
O prefeito ainda deve anunciar o novo secretário de Governo, que fica vago nos próximos dias. Juarez disse que pretende definir logo o substituto de Mauri. Será a segundo mudança também na pasta de Governo. O prefeito descartou o retorno do ex-secretário Ivanildo Vieira.
(Atualizada às 11:03h)
Leia ainda
Mauri deve ser novo secretário de Saúde em Sinop
Secretário de Saúde de Sinop pede demissão
Foto: Só Notícias Cleverton Neves
Veja vídeo
<object width=”560″ height=”345″><param name=”movie” value=”http://www.youtube.com/v/VPoAHXTeND8?version=3&hl=pt_BR”></param><param name=”allowFullScreen” value=”true”></param><param name=”allowscriptaccess” value=”always”></param><embed src=”http://www.youtube.com/v/VPoAHXTeND8?version=3&hl=pt_BR” type=”application/x-shockwave-flash” width=”560″ height=”345″ allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true”></embed></object>