PUBLICIDADE

Sinop: mais de 13 mil eleitores com títulos cancelados e 8 mil para coletar biometria, diz cartório

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: arquivo)

O cartório da 22ª Zona Eleitoral informou, ao Só Notícias, que 13.906 (11,7%) dos 118.759 eleitores sinopenses aptos a votar nas eleições do ano passado estão com os títulos de eleitor cancelados e precisam regularizar a situação cadastral. Além disso, 8.076 (6,80%) precisam cadastrar a biometria.

Wedson Marques Amaral, diretor do cartório, explicou que o valor da multa “depende de cada situação e da situação individual de cada eleitor, pois alguns só precisam coletar os dados biométricos e não têm multa, outros precisam pagar multa porque estão com o título cancelado”.

O diretor ainda detalhou que quem já possui os dados biométricos coletados pode regularizar a situação de forma on-line no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já para os que não possuem, é possível iniciar o atendimento on-line e finalizar presencialmente no cartório eleitoral ou no Ganha Tempo.

De acordo com o TSE, o eleitor que não vota e não justifica por três turnos consecutivos tem o título cancelado. Com isso, não é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo e participar de concorrência pública. Para regularizar a situação, o eleitor deve pagar uma multa de R$ 3,51 por turno em que não votou e não justificou. 

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop terá centro de inovação tecnológica estimado em R$ 7 milhões

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, informou,...

Sinop supera Rondonópolis no número de novas empresas

Sinop teve 134 novas empresas em diversos segmentos de...

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...
PUBLICIDADE