Representantes de entidades e conselhos se reuniram, ontem, na sede da União das Entidades de Sinop (Unesin) com o secretário de Meio Ambiente, Jorge Muller, para apresentação das novas regras de disposição dos resíduos da construção civil. Foi informado que, após o próximo dia 30, o lixão na estrada Adalgisa não receberá mais resíduos de grandes e médios geradores, que devem contratar empresas licenciadas para destinação ambientalmente correta. Pequenos geradores, de até 5m³ diários, continuam com permissão temporária até a abertura de dois ecopontos no município que estão em construção, ainda sem previsão de data.
“O Ministério Público nos cobra muito, nós temos um passivo ambiental muito alto e a gente tem que cumprir as leis. Mas o objetivo, também do prefeito municipal e também da secretaria do Meio Ambiente não é prejudicar ninguém”. “Não é fácil mudar uma cultura de mais de 20 anos que vem acontecendo, mas eu acredito que como ser humano, como sinopenses”, “temos que continuar cuidando da cidade”, declarou o secretário.
As novas regras estão alinhadas tanto à política nacional de resíduos sólidos, criada em 2010, como ao plano municipal para o setor, aprovado no mês passado, que estabelecem a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e obrigam os geradores a realizar destinação adequada. Visam ainda estimular a cadeia de economia circular e melhorar a qualidade dos serviços urbanos e da saúde pública.
O diretor-executivo da secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Luiz Magnani, informou que as empresas que não se adequarem às novas regras correm o risco de não receber o “Habite-se”, documento emitido pela prefeitura certificando que a construção de um imóvel segue todas as regras estabelecidas pelo município e está apta a servir como moradia.
O engenheiro Amadeu Rampazzo, diretor da Unesin, avaliou que as medidas trarão benefícios para o setor, visto que “contribuirá com o meio ambiente e para que Sinop também tenha geração de resíduos com um fator não só de preservação, mas também de geração de receitas para todo mundo”.
Uma formação gratuita para profissionais das áreas de engenheira civil, sanitarista, ambiental, arquitetura e técnicos de edificações, sobre o plano de gestão de resíduos da construção civil, foi definida para o próximo dia 14, às 19h30, na sede da Unesin.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.