segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: lideranças tentarão agilizar homologação de equipamentos para aeroporto e permanência de empresa

PUBLICIDADE

Dirigentes e representantes de entidades se reuniram, esta manhã, na CDL com deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), o estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) a, secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Malmman e vereadores para ser reforçada a mobilização política na Aeronáutica e que seja feita, o quanto antes, a homologação de alguns equipamentos para melhorar a segurança no aeroporto, como a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e os Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI), instaladas há mais de dez meses. Além disso, houve cobrança de uma estruturação emergencial do aeroporto municipal João Figueiredo, que perderá o segundo voo diário da Passaredo, no próximo dia 26 de março, para o aeroporto regional de Sorriso.

O representante da comissão que busca viabilizar melhor estrutura operacional no aeroporto sinopense, Antônio Carlos Martins, disse, ao Só Notícias, que "haverá uma tentativa de redução do prazo para homologação de todos os equipamentos já instalados. Se isso não ocorrer correremos o risco de perder todos os voos. É uma perca lamentável, mas acredito que pode ocorrer um retorno”. De acordo com comissão a previsão é que a EPTA e os PAPI sejam homologados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), até junho

Nilson Leitão apontou que faltou vontade política, da gestão anterior da prefeitura, de fazer obras estruturantes e que o aeroporto ficou abandonado durante oito anos. “Não foi dada prioridade, prometeram e conversaram muito. Lançaram um monte de coisas e não tiveram capacidade de gasta R$ 300 mil por ano no aeroporto. Se isso tivesse ocorrido teríamos o melhor aeroporto da região. Vamos nos reunir com o brigadeiro da Aeronáutica, na próxima terça-feira, para poder acelerar o processo de homologação dos equipamentos. Na sequência, buscaremos recursos para melhoria no aeroporto. Nós pensamos de forma mais moderada. Com pelo menos R$ 5 milhões resolve a estruturação que é prioridade do município de Sinop", disse Leitão.

O deputado também disse que vai ser feita mobilização política para tentar fazer com que a Passaredo reavalie a suspensão da rota Sinop-Cuiabá, que ocorreu mês passado, e mantenha a rota Sinop-Brasília, que pode deixar de ser operada a partir de 25 de março e passará para Sorriso. "Vamos estar marcando um audiência com a diretoria da Passaredo com prefeita [Rosana Martinelli], deputados, vereadores e entidades para fazer um trabalho de compreender se é possível retornar com os voos", declarou.

De acordo com secretária de Finanças, existe um interesse muito grande da atual gestão em solucionar o problema. “Existe um empenho da prefeitura para que possamos superar essa fase e estar discutindo com as empresas. A manutenção do voo da Passaredo é importante para o desenvolvimento da Sinop e da região. Todas essas análises estão sendo feitas e é primordial  a participação da sociedade organizada. É um determinação da prefeita Rosana que haja empenho para resolver esses problemas e que ocorra homologação desses equipamentos, que são fundamentais".

Participaram da audiência representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), a Ordem dos Advogados (OAB), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o Sindicato dos Madeireiros (SINDUSMAD), o Sindicato Rural, a Associação dos Criadores (ACRINORTE), a Associação Médica, o Conselho Regional de Odontologia (CRO),  a Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AENOR), o Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso (CODENORTE),  a Associação dos Reparadores de Veículos (ARVES),  o Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários (CEARPA), a Associação dos Loteadores (AELOS), União Sinopense das Associações de Moradores de Bairros (USAMB), a Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop (OMES), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o  Conselho de Engenharia (CREA), a  Associação dos Arquitetos (Arqnorte),  Associação dos Contadores de Sinop (ASCCONT), Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI), Lions Clube, Rotary Clube e as Lojas Maçônicas.

As entidades estiveram reunidas, há poucos dias, com a prefeita Rosana Martinelli, também tratando da falta de estrutura no aeroporto e ela manifestou que é prioridade de sua gestão estruturar o aeroporto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE