PUBLICIDADE

Sinop: Kinoshita é confirmado novo secretário de Saúde

PUBLICIDADE

O médico Alberto Kinoshita está confirmado como novo secretário municipal de Saúde de Sinop. Ele assumirá, oficialmente, a partir de hoje. Kinoshita acaba de se reunir com o prefeito Juarez Costa e o secretário Maurício Estrada que está deixando o cargo, conforme Só Notícias informou, ontem, em primeira mão. Estrada será remanejado a outra função na secretaria e vai coordenar o projeto para colocar o Hospital Municipal para funcionar.  Ele acabou saindo após o manifesto de 14 médicos do Pronto Atendimento, encaminhado ao Ministério Público, apontando que a saúde não está sendo priorizada pela prefeitura, faltam profissionais e que pessoas estão morrendo por falta de suporte básico.

O novo secretário assume com o desafio de melhorar o atendimento no PA, viabilizar a contratação de mais médicos, a curto prazo, e também reduzir a infestação de dengue na cidade (que tem 3º maior número de mortes no Estado). Esta semana, ao tentar diminuir a crise na saúde e buscar atender reivindicações dos médicos que atendem no Pronto Atendimento, Kinoshita havia sido nomeado diretor técnico, cargo que estava vago desde o início do ano. Mas, diante dos desgastes de Maurício Estrada e a falta de entrosamento dele com médicos da rede pública, foi decidida sua saída do cargo. Ainda não foi confirmado se ele pediu exoneração ou se foi exonerado.

Agora há pouco, o prefeito Juarez Costa fez o comunicado oficial da primeira mudança em seu secretariado, acompanhado de Kinoshita e Estrada. O novo secretário -que estava trabalhando no PA explicou, que recebeu o convite na quinta-feira e está ciente que o cargo exige muita dedicação e que está planejando as primeiras medidas: contratar mais médicos e colocar para funcionar parte dos equipamentos que chegou na quinta-feira à tarde amenizando a demanda. “As pessoas estavam trabalhando de forma muito desagregada. Hoje a tendência é buscar a união dos funcionários públicos da saúde e com os profissionais do Hospital Santo Antonio (que também atende pela rede pública), atingindo o objetivo comum que é uma melhor qualidade de vida, uma saúde com mais qualidade, e ter todas as condições possiveis de uma cidade em que a saúde funcione”, declarou Alberto Kinoshita.

Para ele, uma das prioridades é viabilizar mais 10 leitos para internamentos no Hospital Santo Antonio e que vão ser encaminhados após serem atendidos no Pronto Atendimento. “Eu já havia feito uma análise. Existe o que chamamos de uma qualificação de risco do paciente. “Os que têm maior risco para serem atendidos primeiro e, aquelas pessoas que não tem risco, ficariam esperando um pouco mais e não por ordem de chegada. Não é justo aquele paciente que está sofrendo com muita dor,  uma cólica renal, ou até mesmo um infartado, fique esperando porque chegou meia hora depois de uma pessoa que simplesmente está com uma tosse”, comparou.

O novo secretário de Saúde é pediatra, tem 44 anos, é medico há 16, formado na cidade de Santos, foi secretário de Saúde em Iporã (PR) e mora em Sinop há 7 anos. Trabalhou durante 4 anos no PSF do São Cristóvão e estava atendendo também no PA.

(Atualizada às 11:13h)

 

Leia ainda
Estrada deixa o comando da Secretaria de Saúde em Sinop
Prefeito de Sinop explica troca de secretários e critica prefeito de Cuiabá


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...

Câmara adia votação do aumento de salários de prefeito e vereadores em Guarantã

A sessão extraordinária da câmara de Guarantã do Norte...
PUBLICIDADE