PUBLICIDADE

Sinop: juiz eleitoral suspende repasses de novas cotas para 2 partidos

PUBLICIDADE

O juiz da 32ª Zona Eleitoral de Sinop, João Manoel Pereira Guerra, suspendeu os repasses de novas cotas do fundo partidário ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e também ao Partido Social Democrata Cristão (PSDC). A decisão é decorrente da reprovação das contas relativas ao exercício de 2011, cujas sentenças divulgadas hoje, apontam falta de documentações em ambos casos.

Em relação ao PHS, o magistrado destacou que “o partido deixou de apresentar não somente a documentação necessária bem como deixou de registrar corretamente as eventuais despesas realizadas, mesmo as estimáveis em dinheiro”. Ele lembrou que “a apresentação das contas nos modos determinados pelos normativos vigentes é obrigação do partido político e a falta de apresentação de peças essenciais ou registro correto de receitas e despesas impedem a efetiva fiscalização e até mesmo a análise contábil, financeira e patrimonial das contas da agremiação partidária”.

No caso do PSDC o juiz destacou a mesma motivação em relação ao PHS, ao lembrar também que “procedida à análise das contas, o parecer técnico sugeriu a desaprovação das contas, em virtude de existência de falhas graves que comprometeram a regularidade das contas”.

Os repasses de novas cotas ficam suspensas até regularização das situações. Os partidos ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Na semana passada, o juiz julgou não prestadas as contas relativas aos exercícios de 2008 e 2012, do Partido dos Trabalhadores (PT) de Sinop. Na sentença divulgada aponta que “devidamente intimado o representante do partido quedou-se inerte e não apresentou as contas ou justificativa”. Com isso foram suspensas novas cotas do fundo partidário até regularização das situação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara aumentando salários do Judiciário; veja como votaram mato-grossenses

A Câmara dos Deputados aprovou hoje dois projetos de...

STF suspende emendas de bancada impositivas em Mato Grosso

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE