O juiz eleitoral de Sinop, Mário Machado, determinou para a próxima segunda-feira (16), às 08h, na sede da 22ª Zona Eleitoral, a cerimônia de retotalização dos votos das eleições do município em 2008. A medida será necessária devido a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que reverteu a punição do candidato a vereador Roberto Trevisan (Betão) (DEM), que teve seu registro de candidatura cassado e seus votos não foram contabilizados. A medida deve proporcionar mudança na suplência na câmara de Sinop.
Conforme Só Notícias informou anteriormente, Betão afirmou que teria cerca de 800 votos, que devido a decisão do então juiz eleitoral João Manoel Guerra não foi contabilizado. Com esse número, ele asseguraria a primeira suplência do bloco que elegeu o vereador Ademir Bortoli (DEM). Atualmente, a primeira suplente da coligação é Neiva da Alvorada (PV), que fez 453 votos na eleição passada.
Conforme Só Notícias já informou, o ex-vereador foi condenado, em primeira instância, por mandar 59 correspondências para eleitores com as despesas sendo pagas pela câmara de Sinop, através de convênio com os Correios. A apreensão ocorreu em agosto de 2008. No entanto, o TRE reformou a decisão do magistrado sinopense no dia 27 de abril deste ano, excluindo a cassação do registro e a inelegibilidade por três anos do democrata. O Tribunal apenas deixou a multa de R$ 5,3 mil, que já foi quitada.