segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop investirá mais de R$ 4,8 milhões na compra e instalação de semáforos inteligentes

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto Só Notícias/arquivo)

A prefeitura lançou nova licitação para contratar uma empresa especializada em instalação semafórica, incluindo fornecimento de peças, bem como aquisição de semáforos completos com controladores semafóricos. O pregão eletrônico será no dia 9 de maio, com investimento previsto superior a R$ 4,8 milhões. Não foram detalhados os locais onde serão instalados os equipamentos.

Estão englobados no certame 15 itens, dentre eles 60 unidades de controladores de tráfego microprocessado 06/08 fases, 141 temporizadores regressivos digital, 141 grupos focais semafóricos repetidor veicular, 264 grupos focais pedestre, 264 botoeiras sonoras, 141 colunas semafóricas com 6 metros de altura e 141 braços projetados para suporte de luminária.

Ainda serão compradas 264 colunas semafóricas para grupo focal de pedestre, 6,8 mil metros de capo PP quatro vias, 10,7 mil metros de cabo PP três vias, 13,8 mil metros de cabo PP duas vias, 376 armações secundárias, 60 kits de aterramento, e os serviços de instalação, engenharia e outros.

O executivo justificou a compra deste modelo de equipamentos ponderando que o aumento no fluxo de automóveis vem determinando a utilização de “novos sistemas de gestão, tendo o objetivo de identificar as sazonalidades do tráfego ao longo dos dias e propor diversos planos semafóricos que visem aperfeiçoar a operação semafórica em função das peculiaridades do fluxo veicular no local (picos da manhã, almoço, tarde, entradas e saídas de escola, finais de semana”.

Além disso, uma das vantagens deste modelo é a programação e operação do sistema de sincronismo para “onda verde”. “Trata-se de um sistema inteligente de controle para ajuste e sincronização dos semáforos melhorando consideravelmente o fluxo de trânsito, reduzindo assim os atrasos e paradas em até 30%. Quando o sistema semafórico funciona em sincronismo ocorre melhor fluidez no trânsito e maior segurança para os usuários”.

Por fim, ressaltou que “a utilização de um sistema avançado em sinalização semafórica está aos poucos se alinhando às políticas de consolidação tecnológica e evolutiva de cidades por todo o mundo, que já não consideram a construção de mais vias, túneis e viadutos como a solução mágica para melhorar o trânsito, e sim ao contrário, se não bem planejada, muitas vezes dão a impressão inicial de que há uma folga na cidade, e que logo após algum tempo só atraem mais e mais veículos às ruas”. Com isso, o foco deve ser a criação de um sistema que ajude os grandes e pequenos centros urbanos a aperfeiçoarem a resposta.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso lidera investimentos per capita no Brasil; 253% acima da média

Mato Grosso se destacou como líder em investimentos per...

Plano de educação de MT é apresentado no maior evento da América Latina

A secretaria estadual de Educação apresentou esta semana a...
PUBLICIDADE