Pode encerrar hoje a greve geral dos servidores municipais de Sinop, em greve há 8 dias, por melhores salários e condições de trabalho. Haverá assembleia geral às 16h, na sede do sindicato. Inicialmente, o sindicato espera resposta para a nova proposta proposta que apresentou na terça-feira: reposição salarial de 4,11% para todos os funcionários, aumento real de 3,5% para todos e 2% de progressão funcional vertical para cada ano de serviço aos concursados.
Se não houver resposta, eles devem analisar também a proposta feita na segunda-feira, pela prefeitura: reposição de 4,11% na data base para todos os servidores e aumento real de 9,65 a 20,37% (para setembro) a 1.495 funcionários de 33 cargos – beneficiando 50% da categoria.
O argumento do sindicato para a contraproposta, feita 3ª feira, é que contemplaria com aumento real professores, médicos e demais servidores que ocupam cargos nas duas pastas não “contemplados” na proposta da prefeitura.
O novo pedido será analisado hoje pelo prefeito Juarez Costa. Ele não estava ontem em Sinop pois participou da posse do governador Silval Barbosa, na capital.
O sindicato aponta ainda que 30% dos servidores estão trabalhando nos serviços essenciais. A prefeitura entrou duas vezes na justiça tentando proibir a greve, mas os pedidos foram negados.
Leia ainda
Sinop: greve nas escolas municipais deixa 14 mil alunos sem aulas