Foi divulgado, há poucos dias, o ranking de competitividade dos municípios, estudo anual da organização não-governamental Centro de Liderança Pública (CLP). O ranking compara os 418 municípios do Brasil com população acima de 80 mil habitantes, avaliando uma série de indicadores que medem a eficiência e a qualidade da gestão pública local, medindo a capacidade dos governos locais de planejar e executar políticas que melhorem o bem-estar da população e atraiam investimentos.
Sinop ocupa a 10ª posição no ranking dos 31 municípios da região Centro-Oeste e 209º no ranking de todo Brasil. Em comparação ao ano passado, a cidade caiu 90 posições, devido a quedas significativas nas dimensões “instituições”, “sociedade” e “economia”.
Cuiabá ocupa a 2a posição (avanço de 69 posições), atrás somente de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Lucas do Rio Verde é o 6o; Primavera do Leste 8o; Sorriso 16o; Tangará da Serra 17o; Rondonópolis 20o; Várzea Grande 22o; e Cáceres 25o.
O município da região que apresentou o maior avanço no ranking geral foi Primavera do Leste (182ª colocação, avanço de 111 posições), enquanto o maior recuo de posicionamento ocorreu com Sinop.
De acordo com a organização, a competição no setor público é adaptada em relação ao conceito utilizado no setor privado, que diz respeito à capacidade de planejamento, articulação e execução em seus territórios de responsabilidade, na promoção do bem-estar social, atendimento às necessidades da população e geração de um ambiente de negócios favorável.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.